Polícias formam 73 delegados e oficiais em curso de doutorado


 As polícias Civil e Militar formaram, na manhã desta sexta-feira (12), 73 policiais no Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI), reconhecido como doutorado. A cerimônia de formatura foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul da Capital.
No total, 30 delegados de 1ª classe da Polícia Civil e 43 oficiais da Polícia Militar – sendo 10 de outros Estados - se tornaram aptos a exercer funções estratégicas e de planejamento em suas instituições.
A formação no Curso Superior de Polícia possibilita também que os alunos alcancem o posto mais alto de suas respectivas carreiras, classe especial aos delegados, e patente de coronel aos oficiais da PM.
O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, fez a entrega de certificados e medalhas aos primeiros colocados, acompanhado dos chefes das polícias Civil e Militar, o delegado-geral Luiz Mauricio Souza Blazeck e o comandante-geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira.
“Quando o Curso Superior de Polícia foi criado, o que se quis foi transformar a sabedoria que os policiais trazem das ruas, de suas atividades diárias e de suas vivências de anos de trabalho, em ciência aplicada”, explicou o secretário. “O que se espera é que a experiência refinada de cada um dos formandos seja usada no combate e prevenção da criminalidade”, completou.
Ao integrar delegados e PMs, a formação estimula ações conjuntas entre as polícias – 160 horas de atividades são feitas de forma integrada entre os alunos das duas instituições. O curso capacita os formandos para funções no alto escalão das corporações, como comando, direção e assessoria.
“Nós cremos que somente uma abordagem científica do fenômeno criminológico aliado à integração das forças policiais dará respostas concretas às demandas da sociedade e rebaixamento dos índices criminais, principalmente dos roubos”, comentou Grella.
Ao longo de quase nove meses de curso, também foram promovidas linhas de pesquisa com produção de artigos científicos e teses, que permitem propostas práticas para a área de segurança pública.
“Sonhem com uma polícia cada vez melhor, uma instituição cada vez mais coesa, uma sociedade cada vez mais justa e tenham sempre esperança de conquistarem esse sonho”, disse o delegado-geral e patrono das turmas. “Coloquem todo esse conhecimento e aptidão a serviço da população, a quem servimos, e a nossa sociedade será melhor”.
Para ingressar no CSPI, os delegados precisam ser de 1ª classe e os policiais militares estarem há pelo menos seis meses no posto de major. Entre os PMs, 10 são dos estados do Amapá, Roraima, Amazonas, Paraíba e Espírito Santo.
Desde 2007, foram formados no curso 506 policiais - 326 oficiais da PM e 180 delegados da Polícia Civil.

Comentários