Edinho Araújo assume Portos após ser eleito deputado pela 4ª vez

Lucas Salomão
Do G1, em Brasília


O deputado federal pelo PMDB Edinho Araújo (foto), anunciado como ministro da Secretaria de Portos pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (23), foi prefeito de São José do Rio Preto (SP) por dois mandatos entre 2001 a 2008, e de sua cidade natal Santa Fé do Sul (SP) entre 1977 e 1982. Antes de se filiar ao PMDB, ele foi filiado à Arena, partido de apoio ao regime militar. Também foi membro do PPS e, em 2009, retornou ao PMDB.

Formado em direito pela Faculdade Laudo de Camargo, de Ribeirão Preto, Araújo foi eleito em 2014 para o seu quarto mandato como deputado federal. Na Câmara dos Deputados, ocupa a vice-liderança do PMDB desde 2013.
Iniciou sua carreira política aos 23 anos, quando foi derrotado nas eleições para prefeito de Santa Fé do Sul (SP), cidade onde nasceu. Aos 28 anos, conseguiu eleger-se prefeito do município.
Em 1983, elegeu-se deputado estadual pela primeira vez. Araújo foi reeleito por duas vezes para a Assembleia Legislativa de São Paulo e chegou a ocupar a vice-presidência do parlamento.
Entre 1994 e 2000, foi deputado federal por duas vezes seguidas. Na Câmara, presidiu a Comissão de Viação e Transportes. Ele voltaria à reeleger-se deputado federal em 2010.
Após sua primeira passagem pela Câmara, Edinho Araújo venceu as eleições para a prefeitura de São José do Rio Preto (SP). Ele assumiu o cargo em 2001 e foi reeleito em 2004, permanecendo na prefeitura da cidade até 2008.
Araújo voltou a eleger-se deputado federal pelo PMDB em 2010, ano da primeira eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República. Em sua segunda passagem na Câmara, foi relator de projetos importantes como o texto que criou a Comissão Nacional da Verdade, órgão instituído para investigar e esclarecer casos de violação dos direitos humanos durante a ditadura militar; e do projeto que criminaliza quem dirigir sob influência de qualquer teor de álcool, conhecido como "Lei Seca".


Comentários