As andanças do Bispo (9), por d. Demétrio Valentini

11 - As encrencas da Colômbia
 
Voltando da Alemanha, pensava ter concluído naquele ano minhas as andanças pelo exterior. Pois havia as do Brasil, entre elas, o encontro das Comunidades de Base, na Bahia. Mas chegou uma carta especial da Colômbia, do presidente da Conferência Episcopal, insistindo que fosse para lá em setembro, ajudar no "Congresso de Reconciliação Nacional". Pois a Igreja da Colômbia sentia que devia ajudar na solução dos problemas com a guerrilha e com os paramilitares. O jeito foi aceitar, em vista da importância da causa. E tive que me preparar para coordenar um dia inteiro do Congresso. E assim no final de setembro lá fui eu para Bogotá, onde tinha estado todos os anos durante o meu mandato no Celam. E como sempre, espremido entre os compromissos da diocese, onde na volta logo me aguardava uma viagem ao Tocantins, para visitar nossa missão em Palmas. Pois lá a Diocese de Jales estava mantendo um padre para ajudar a estruturação da Igreja, em vista da criação da nova circunscrição eclesiástica, já em nível de arquidiocese, na capital do novo Estado de Tocantins.

12. Uma primavera na Europa
Para o ano de 2001 deu para moderar melhor a agenda de viagens. Em fevereiro fui para a Bolívia, como já contei. E em junho tinha um compromisso em Roma, para mais uma reunião do Sínodo. Foi então que, providencialmente, em torno desta reunião, deu para colocar uma porção de outros encontros. Um deles, com os colegas de curso dos tempos de Roma, que propuseram nos reunirmos no Colégio Pio Brasileiro. Foi fácil de participar. Pois a reunião coincidia exatamente com a semana em que eu devia estar em Roma.

Pensei de visitar também os padres holandeses, que tinham trabalhado na região de Jales, ainda antes de ser criada a Diocese. Visitei também as Irmãs que também passaram pela nossa Diocese.

Tive muita sorte: cheguei na Holanda justo no dia em que se celebrava o aniversário da Congregação dos Assuncionistas, que estavam todos reunidos comemorando a data. De tal modo que ficou fácil, e muito agradável, saudar a todos, um por um, e recordar com eles os primeiros tempos da Diocese de Jales em que Dom Arthur Hortuis, foi o primeiro bispo.

Finalmente parecia que as datas combinavam à perfeição, facilitando as andanças. Coincidiu também que na mesma época uma das famílias Valentini, na Província de Vicença, na região do Vêneto, na Itália, celebrava suas bodas de prata. De lá tinham partido os meus avós, vindo para a "América", no final do século 19.

Deu para encaixar com perfeição a sequência de encontros, contando com um clima esplêndido, de uma primavera linda como há muito tempo não fazia na Europa, assim me diziam.

Em todo o caso, foi muito interessante reencontrar parentes depois de mais de um século de separação.

Só tive que andar bastante de trem, ao todo foram 48 horas! Mas valeu a pena, e deu para ver por que a Europa é um continente que deu certo, com uma natureza tão variada e bonita.

Último seguimento: Nossas raízes na Áustria
 

Comentários