Unidades de Saúde de Jales terão pediatras e ginecologistas para atender pacientes

Além do atendimento do médico clínico geral, os usuários das 10 Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Jales contarão a partir do dia 17 de novembro com o atendimento de um médico pediatra e um ginecologista. A mudança, inédita no município, atende uma antiga reivindicação da população e vai de encontro ao compromisso assumido pela prefeita Nice Mistilides em seu plano de governo.
Os profissionais de ginecologia e pediatra atenderão um dia por semana em cada unidade. A ação vai de encontro ao que preconiza o Ministério da Saúde. Segundo a prefeita Nice, a ideia é que o médico fique mais próximo do munícipe. "É um salto na qualidade da Saúde Municipal e no acesso da população aos nossos serviços básicos de Saúde. A Saúde é uma das nossas prioridades", afirmou.
De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, "Esta mudança vem de encontro com as necessidades da população e maior resolutividade na unidade, além disso, ocorrerá uma melhora de qualidade no tipo de atenção que é dispensada ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirma.
Ainda segundo a coordenadora das ESFs, Gisele Murta, "facilitará o acesso da população a estes profissionais; pois a unidade acompanhará a família integralmente, como por exemplo, os atendimentos de puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança) e pré-natal será realizados na própria unidade do bairro a que pertence".
FIM DAS FILAS - Outra ação adotada pela prefeita Nice em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde também tem recebido muitos elogios. Desde o início de 2013, o morador não precisa mais acordar de madrugada e ficar na fila para conseguir uma consulta médica, um novo sistema permite que a consulta seja agendada com antecedência e o morador vá até a Unidade com dia e hora marcada. "Antes a gente precisava chegar de madrugada no postinho para conseguir uma consulta, agora é possível agendar antecipadamente sem ter essa preocupação", afirmou a moradora Judite Jesus da Costa, da ESF Roque Viola.

Comentários