Programa Bem-me-quer vence concurso latino do Banco Mundial

 
O programa Bem-me-quer venceu o concurso “Iniciativas de Promoção da Igualdade de Gênero”, organizado pelo Banco Mundial. A cerimônia de entrega do prêmio para a iniciativa, que presta atendimento especial às mulheres vítimas de violência sexual, será em dezembro, em Washington, capital dos Estados Unidos.
O Bem-me-quer concorreu com outros 153 projetos de 16 países da América Latina e do Caribe. O programa venceu na categoria que trata da violência contra a mulher. A cerimônia de apresentação das iniciativas, que acontecerá em dia 4 de dezembro na sede do Banco Mundial, contará ainda com um workshop para a troca de conhecimentos.
Os critérios de avaliação foram o impacto da ação, o nível de inovação da estratégia de cada programa inscrito, as propostas de parcerias para ampliação das iniciativas e a capacidade de reproduzir os projetos em outros locais.
A premiação do Banco Mundial tem o objetivo de descobrir, documentar e compartilhar iniciativas que abordem temas como gravidez na adolescência, violência doméstica e participação das mulheres nos processos de tomada de decisão.
Bem-me-quer
O Bem-me-quer é mantido pelas secretarias da Segurança Pública, da Saúde e do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e funciona no Hospital Pérola Byington, na Capital, há 12 anos. A iniciativa já atendeu a 21.294 crianças e adultas vítimas de estupro, de janeiro a julho deste ano.
O programa oferece atendimento completo para mulheres, crianças e adolescentes até 14 anos que foram alvo desses crimes. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado que ajude a vítima a amenizar as dificuldades encontradas e a recuperar a autoestima.
O Hospital Pérola Byington tem um ambiente exclusivamente dedicado a este atendimento para dar segurança aos atendidos. A vítima que registra o crime em uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) é transportada até o hospital em uma viatura descaracterizada. Também é possível ir diretamente à unidade de saúde para receber o atendimento.
O programa prevê assistência social, psicológica e de saúde, inclusive com remédios retrovirais para inibir a disseminação do HIV e contra outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), além de prevenir a gravidez.
O primeiro atendimento no Bem-Me-Quer é o exame do corpo de delito e a perícia, realizados em um posto avançado do IML dentro do hospital, com especialistas em sexologia forense e laboratório para exames em perícia médico-legal. Isso é essencial para coletar provas do crime. O trabalho exercido por legistas é de extrema sensibilidade. Por vezes, a vítima se nega a colaborar nos exames, e é necessário um trabalho psicológico para acalmá-las.
Ao final, a viatura descaracterizada leva a vítima de volta ao local de origem ou à sua residência. O Programa Bem-Me-Quer no Hospital Pérola Byington recebe vítimas da Capital e da Grande São Paulo.

Comentários