Prefeitura inicia vacinação antirrábica na área urbana de Jales

Depois de ter completada a vacinação antirrábica na área rural da cidade, a Prefeitura de Jales, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia no próximo sábado (29) a campanha pela zona urbana. No total, serão disponibilizados mais de 35 postos de vacinação e a meta é imunizar cerca de 8 mil animais contra a doença.
 Serão vacinados cães e gatos com mais de três meses de vida, para controle da circulação do vírus da raiva entre animais e humanos. No ato da vacinação, os técnicos farão a emissão do atestado de imunização dos animais, que deve ser guardado para comprovação da vacina, caso o animal morda alguma pessoa.
 De acordo com o cronograma, a vacinação acontece das 08h às 16h. No dia 29, estará disponível na Escola Juvenal Geraldelli, Praça da Rodoviária, Igreja São José Operário e Praça do ESF JACB. Na segunda-feira, 01, é a vez da Praça da Vila Talma, Praça do Comboio, Centro Espírita da Vila União e Associação dos Funcionários Públicos. Na sequência, na terça-feira, 02, os donos poderão levar seus animais no Portal da COHAB Pedro Nogueira, Escola Profª. Onélia Fagione, Alto da caixa D’água e Praça Centro Espírito Paulista II. Confira abaixo o calendário completo com a demais programação.
 O objetivo da campanha é erradicar a difusão da doença conhecida como raiva. A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. “A vacinação é gratuita e é a única forma de prevenir que o animal venha desenvolver o vírus e transmiti-lo ao homem. É importante que a população Jales fique atenta ao calendário de vacinação e não deixe de imunizar seu animal doméstico”, alertou a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza.
 Segundo a secretária, os proprietários dos animais devem se prevenir em relação ao preparo do seu animal de estimação para na hora da vacinação. “Os cães devem ser levados em guias, enquanto os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais, assim evitamos a fuga ou acidentes”, explicou Nilva.

Comentários