Pensamentos, por Reginaldo Villazón

Solomon Eliot Asch (1907 – 1996) nasceu na Polônia. Migrou para os Estados Unidos, tornou-se cidadão norte-americano e importante Psicólogo Social. Realizou experiências interessantes, procurando medir a influência do grupo sobre o indivíduo. Algo assim. Ele instalava um grupo de oito voluntários numa sala. Na verdade, sete eram atores treinados e um era voluntário legítimo. Ele exibia cartões com figuras simples. Fazia uma pergunta e oferecia três respostas alternativas (A, B, C). A resposta correta era sempre óbvia.

Sem levantar suspeita, a pergunta era feita a cada um dos voluntários falsos. Por último, ao voluntário verdadeiro. Resultados. Quando todos os voluntários falsos escolhiam a resposta certa, o voluntário verdadeiro também declarava a resposta certa. Quando todos os voluntários falsos escolhiam a mesma resposta errada (como se fosse certa), o voluntário verdadeiro declarava a resposta errada (como se fosse certa) em 75% das vezes. Ou seja, o voluntário verdadeiro agia muito em conformidade com o grupo.

Pesquisadores sociais também costumam observar comportamentos de grupos animais e grupos humanos, estudando suas racionalidades e irracionalidades. É o caso do chamado "comportamento de manada". Na natureza, se um grupo de animais foge correndo, os demais fazem o mesmo até que toda a manada foge correndo. No mercado financeiro, se um grupo de investidores saca suas aplicações por medo de uma crise, um número enorme de investidores fará filas nos bancos para também sacar suas aplicações.

Estas experiências e observações ajudam a entender, por exemplo, como ao longo da história muitos povos aceitaram idéias e ações de péssima qualidade, inspiradas por grupos de indivíduos aproveitadores. Após as tragédias, os povos voltaram à consciência. Os pesquisadores sociais apontam que as sociedades democráticas contemporâneas, nesta época de superficialidades, continuam presas a tais comportamentos. Pensam e agem em conformidade com os formadores de opinião, migram em massa para as tecnologias da moda. Preocupados com o futuro do planeta, pensadores e cientistas alertam que a humanidade terá que modificar drasticamente seu modo de pensar e viver. O tempo urge, há muito que fazer para enfrentar e superar problemas globais graves. Como sempre, os problemas não afetarão todas as pessoas com a mesma nocividade. Ai dos que não se prepararem e forem pegos de surpresa. Felizes dos que conseguirem se libertar dos pensamentos retrógrados semeados por irresponsáveis e enxergarem a realidade fluindo.

O pensamento humano é caótico, afetado por informações e conceitos nebulosos, divulgados livremente na sociedade. Muitas vezes, com o pensamento em conflito, o ser humano entra em crises existenciais. Saúde, dinheiro e afeto não garantem paz e felicidade. Abandonar as prisões mentais, discernir sobre as opiniões alheias, refletir sobre os conteúdos lidos e ouvidos, não são tarefas fáceis. Mas há sempre esperança de sucesso, quando o indivíduo se esforça na busca de separar o certo do errado, para ficar com o certo.

Comentários