Palestra e Comunicação de Trabalhos de TCC marcam a Jornada de Iniciação Científica da Unijales, por Daniel Zilio





A Unijales através do professor Dr. Silvio Luiz Lofego realizou nos dias 20 e 21 de novembro a sétima edição da Jornada de Iniciação Científica- Formação Profissional e Pesquisa.
A Jornada constitui fórum para discussão de questões relativas à pesquisa da Unijales, além de proporcionar um intercâmbio de informações entre professores, alunos e palestrantes. O evento é realizado anualmente e reúne cerca de 600 participantes.
A Jornada de Iniciação Científica tem como objetivo promover a troca de experiência entre os alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa, ampliando ainda mais todo o conhecimento adquirido em sala de aula, além de permitir que desde cedo o aluno esteja em contato com esse tipo atividade.
No primeiro dia, realizado no salão de eventos da APAE, a professora Dra. Joseli Maria Piranha da UNESP de São José do Rio Preto, ministrou a palestra "A importância da Iniciação Científica para a capacitação e inserção dos formandos no mercado de trabalho".
No dia 21 de novembro, sexta-feira, a Jornada continuou com a Comunicação dos trabalhos de TCC e Iniciação Científica (seções por área de pesquisa), no qual alunos apresentaram resultados de suas respectivas pesquisas.
"A VII Jornada de Iniciação Cientifica, vinculado ao Programa de Iniciação Cientifica (PIC) da Unijales, tem hoje a missão de apresentar o despertar da produção acadêmica, comunicar trabalhos e revelar novos objetos para investigação científica.  Seja por meio dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), grupos de estudos, programas de estágios ou propriamente do Programa de Iniciação Científica; todos os trabalhos demandam um percurso que visa cruzar o caminho da excelência, da autonomia e do desenvolvimento social.  Trilhamos na Unijales o ensino/pesquisa como parte de um mesmo processo. De um processo que se tornou imperativo no século XXI, tendo em vista que nenhum conhecimento está acima de novos questionamentos e releituras", disse o diretor de Pós-graduação Pesquisa e Extensão Silvio Luiz Lofego.

Comentários