Jura propõe desoneração dos impostos para salvar os municípios

Na quinta-feira (20/11), na abertura do evento “Diálogo Municipalista – Caminhos para enfrentar a crise”, que está sendo realizado no Hotel Nacional Plaza Inn, em Rio Preto, o presidente da AMA, Jurandir Barbosa de Morais (Jura), prefeito de Nova Aliança voltou a falar da crise financeira que atinge os municípios e propôs como uma das soluções para amenizar o problema a desoneração do IPI - Imposto Sobre Produtos Industrializados e do ICMS - Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços.
“Alguma atitude tem de ser adotada pelos governos federal e estadual para salvar os municípios. A AMA está levantando a bandeira da desoneração dos impostos para as prefeituras. Vamos cobrar uma posição dos Executivos e das bancadas de deputados estaduais e federais”, declarou.
Ainda, segundo Jurandir de Morais, a situação dos municípios é critica. “Não vou nem citar a falta de pagamentos de fornecedores, já tem prefeitura passando dificuldade desde junho. Estou informando que muitas prefeituras terão dificuldade de pagar os salários e 13º dos servidores este ano.”
A desoneração tributária aplica-se ao conjunto de incentivos ou regimes fiscais específicos para produtos ou operações, viabilizando redução da carga fiscal de produtos, operações ou um conjunto de atividades sujeitos à tributação. Vários setores da economia já são beneficiados pela desoneração. “O Brasil é campeão de impostos, se comparado com o resto do mundo. Países como Estados Unidos, Canadá e México dão isenção total de impostos para remédios, por exemplo. Aqui, as prefeituras são obrigadas a pagar impostos de produtos da área de Saúde e Educação, a mesma coisa que pagam outros produtos do mercado”, disse Jurandir de Morais.
Ontem, prefeitos associados ao Coman – Consórcio de Municípios da Alta Mogiana, presentes no evento, também assumiram a bandeira da desoneração de impostos para as prefeituras. O encontro de prefeitos e gestores públicos, promovido pela CNM, APM e AMA,  tem como objetivo apresentar aos gestores municipais a pauta política e as alternativas para o enfretamento da crise. 
Mais de 100 gestores municipais participam, nesta sexta-feira (21/11), do evento “Diálogo Municipalista – Caminhos para enfrentar a crise”, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Associação Paulista de Municípios (APM) e Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA).
Além do presidente da AMA, que representou o presidente da APM, Marcos Monti, participaram da mesa de abertura do Diálogo Municipalista, apoiadores e Dalva Dalva Christofoletti, representando o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski

Comentários