Inadimplência em cheque cai 2,1% em outubro

A nova edição da Pesquisa Nacional sobre Liquidação de Cheques elaborada pela TeleCheque, serviço oferecido pela MultiCrédito, mostra que, após período de alta entre os meses de agosto e setembro, a inadimplência em cheques apresentou queda de 2,1% em outubro, passando de 2,85% para 2,79%.
 Ainda de acordo com a pesquisa, os dias da semana que concentraram o menor endividamento foram o sábado, com 2,56%, e a sexta-feira, com 2,75%. Os dias que registraram os maiores índices de inadimplência, por sua vez, foram o domingo, com 3,47%, e a segunda-feira, com 3,14%.
 Para o diretor de Crédito, Risco e Business Intelligence da MultiCrédito, Walter Alfieri, o mês de outubro registrou queda no varejo e consumo, que causa impacto direto no índice de não pagantes. “O cenário de insegurança deflagrado pelas eleições ocasionou uma postura mais cautelosa por parte dos consumidores. Consequentemente, os valores das compras se reduziram e a inadimplência caiu”,  destaca Alfieri.
Outro ponto levantado pelo estudo consiste na queda de 1,1% no valor do tíquete médio de compras com cheques, que passou de R$ 931 em setembro para R$ 920 em outubro. Essa média inclui todas as faixas etárias de pessoas físicas e também as pessoas jurídicas.

Comentários