Folhageral, da redação

A travessia (foto)

sobre o córrego do Açude, final da avenida Lourival de Souza, adentrando aos bairros Alvorada e Nova Jales está perigosissíma. Estreita, sem iluminação pública e o asfalto totalmente esburacado colocam em risco moradores que cruzam por aquela passagem, principalmente à noite. Os moradores dos bairros aguardam providências urgentes da prefeita Nice, que segundo o vereador Luis Rosalino, já esteve "in loco" no local dando uma olhadinha na situação.
Os vereadores

Vão apreciar em 1ª e única votação na sessão de segunda-feira, projeto de lei do parlamentar Luis Fernando Rosalino (PT), que regulamenta a distribuição de panfleto de publicidade na cidade.
A lei tem
 
apenas três artigos e dois parágrafos e vai carecer por parte do Executivo de uma regulamentação mais ampla. O artigo 1º diz que será proibido a colocação de panfletos nas maçanetas e pára-brisas de veículos e motocicletas.
O parágrafo
2º é o mais complexo e precisará de uma análise melhor, pois diz que "nas residências e edificações empresariais é permitida a colocação de panfletos de propaganda somente na caixa coletora de correspondência". Não se deve misturar papéis descartáveis com correspondência legal. E tem mais: nos prédios comerciais o distribuidor de panfleto coloca no trinco (fechadura), entre as separações quando portas de vidro e outros meios.
O pior no
texto projeto de lei é que numa campanha eleitoral, a caixa coletora de correspondência vai virar depósito de "santinho" e outros panfletos de propaganda eleitoral.
Lembrando
o vereador, que nas cidades com leis já regulamentadas, a distribuição só pode no período diurno e o entregador usa colete com o nome da empresa responsável e crachá.
A Câmara
Municipal através de seus vereadores deveria também apresentar projeto de lei para regular o uso da praça Dr. Euplhy Jalles por terceiros. Com os bancos de madeiras já em estado crítico e precisando passar por uma ampla reforma estrutural, a praça que um dia foi cartão postal da cidade, é agora uma "praça de negócios". Daqui a pouco vão colocar barraquinhas para venda de produtos hortifrutigranjeiros em seu interior, e não vão poder reclamar
Nos bastidores
da política local ouve-se falar que o deputado estadual reeleito Carlão Pignatari (2.052 votos), dada a ínfima votação recebida deve se distanciar da cidade. A tucanada jalesense não dividiu apoio e ficou com apenas uma candidata a deputada estadual na cidade.
Uma conversa
dia destes no botequim da vila, ouviu-se que no próximo biênio os vereadores precisam estar mais voltados para os problemas sociais da comunidade e exercer uma rígida fiscalização à administração municipal sem agressividade sob pena de uma renovação total de cadeiras no Legislativo.
Os moradores
e empresários da rua 17 no trecho entre a rua 14 e a avenida João Amadeu estão soltando fogo pelas "ventas" com o descaso da administração em não solucionar o problema das bocas-de-lobo que exalam um mau cheiro insuportável. Técnicos da Vigilância Sanitária estiveram no local e enfatizaram que o problema é da administração municipal para onde teriam enviado a reclamação.
Uma emenda
à Constituição Municipal abolindo a votação secreta em todas as deliberações do Poder Legislativo será votada pelos vereadores na sessão ordinária de segunda-feira em 1ª discussão e votação.
Os analistas
populares acreditam que o relatório final da Comissão Processante não terá unanimidade na votação entre os seus membros. E dizem ainda que existe a possibilidade de oposição ter que correr atrás de votos para o seu intento de cassação da prefeita.

Comentários