Campanha Fique Sabendo vai promover testes gratuitos de HIV e Sífilis em Jales

A campanha "Fique Sabendo", uma iniciativa da secretaria municipal de Saúde, por meio do SAI/CTA (Serviço de Atendimento de Infectologia / Centro de Testagem e Aconselhamento), realizam em todas as unidades de Saúde entre os dias 01 e 05 de dezembro, exames rápidos para diagnosticar HIV e Sífilis precocemente, facilitando o tratamento das doenças.
 Neste sábado, dia 29, os testes poderão ser feitos na Praça João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré), das 9 às 13 horas. No local, também haverá distribuição de preservativos, panfletos informativos, café da manhã para as pessoas que fizerem os testes e distribuição de brindes.
 “O material é colhido por profissionais da saúde e o paciente não precisa estar em jejum. Fazemos testes para sífilis, mas é importante lembrar que o teste para HIV é diagnóstico, o resultado fica pronto na hora”, contou a Coordenadora da Campanha Fique Sabendo em Jales, Vanessa Ferreira Martins Aparício.
 Segundo os coordenadores da campanha Fique Sabendo, aproximadamente 150 portadores de HIV fazem tratamento em Jales. "A prevenção é a melhor forma de conscientizar que os índices dessas doenças aumentam a cada dia. Podemos dizer que é o melhor remédio. Quanto mais precisa for a informação e mais rápido a testagem for feita, mais rápido o tratamento é iniciado pelos profissionais da saúde, evitando, dessa forma, sérios problemas no futuro”, enfatizou Vanessa.
 A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues disse que a população precisa apoiar e participar da Campanha Fique Sabendo e aproveitar para fazer o exame rápido que é gratuito. “Como profissional da saúde, sei da importância da prevenção de doenças como a Sífilis e o HIV. Todas as pessoas estão convidadas a participar dessa iniciativa fazendo os testes nas ESFs ou na Praça João Mariano de Freitas, no dia 29”, finalizou.

Comentários