As andanças do Bispo (6), por D.Demétrio Valentini

6 - A bolsa de Chicago

Da viagem para a Argentina, mal deu para chegar em casa, e a mala estava pronta para outra viagem. Desta vez para os Estados Unidos, em outubro de 99. Lá, só tinha passado algumas vezes por Miami, em trânsito para outros países da América Central.
Desta vez, era dentro dos Estados Unidos, quase na fronteira com o Canadá, a convite da mais famosa das universidades católicas, a Notre Dame, de Soutband, perto de Chicago. Mas, foi a oportunidade para ver mais de perto os famosos Estados Unidos.
O aeroporto de Chicago é o mais movimentado do mundo. Descemos lá, e resolvemos seguir de ônibus, para fazer os 250 quilômetros até Soutband. Assim podíamos ver melhor as outras terras férteis, desta vez na planície do "meio oeste" dos Estados Unidos, famosas por terem provocado, dois séculos atrás, a crise da agricultura na Europa, com sua abundante produção de trigo e outros produtos. Naquele tempo, com a chegada do trem, e com os possantes navios fabricados com ferro, o novo mundo podia exportar em abundância sua produção agrícola. E a fama das terras boas ia atraindo novos migrantes europeus.
Aí dá para compreender o fator que fez a grande diferença entre os Estados Unidos e o Brasil.
Lá, as terras eram dadas a quem queria trabalhar nelas. Assim estabeleceu a "lei das terras", aprovada em 1850, na mesma época em que aqui no Brasil se fazia uma lei totalmente diferente: as terras deviam ficar na mão dos "senhores", que tinham o direito de votar. Isto ajuda a entende a diferença entre Estados Unidos e Brasil, que continua ainda hoje.
Pois bem, estava curioso para ver essas terras. E deu para notar que ainda hoje são repartidas em propriedades familiares: apesar de plainas, não são todas cultivadas: ao redor das moradias, há o espaço para as árvores frutíferas, e para as pequenas reservas florestais.
Depois dos debates na universidade, participando de um simpósio sobre o Sínodo da América, deu para ficar um dia em Chicago. Fiz questão de passar pelo lugar onde fica a famosa "bolsa de Chicago", que regula os preços mundiais dos produtos agrícolas. Naquele dia, a bolsa devia estar em alta, pois passei por baixo dela, por uma rua que cruza sob o edifício onde ela funciona! 
Voltando para o Brasil, o avião sobrevoou o meio-oeste dos Estados Unidos, fazendo escala em Dallas, a capital do Texas. Seu aeroporto tem quatro grandes terminais, uma verdadeira cidade com hotéis e centros de convenção, unidos por um metrô que circula unindo os diversos terminais. Próximo seguimento: Junto com os teólogos

Comentários