Saúde dá início à campanha de vacinação antirrábica pela Zona Rural

Começa no dia 10, em Jales, a campanha de vacinação antirrábica voltada à imunização de cães e gatos. A campanha realizada pela Secretaria de Saúde tem a expectativa de que sejam vacinados 8 mil animais.
 A campanha tem início pela Zona Rural da cidade, na qual os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses percorrerão nos dias 10 e 11 os bairros Jataí (estrada da uva), Sofia, Arraial dos Cabritos, Mico, Ararinha e Ribeirão lagoa. Já no dia 12 e 13, a vacinação ocorre na região do Açude, Matão, Matãozinho e Ribeirão Lagoa.
 O objetivo da campanha é erradicar a transmissão da doença conhecida como “raiva”. A raiva é uma doença infectocontagiosa considerada grave, que acomete mamíferos como cães e gatos, além de atingirem animais silvestres e morcegos.  A contaminação ocorre quando o homem é mordido ou simplesmente entra em contato com a saliva de cães e gatos doentes. 
 A secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, alerta a população que a dose da vacina é gratuita e deve ser aplicada em animais maiores de três meses de idade. “A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. É fundamental que a população fique atenta ao calendário de vacinação e não deixe de imunizar seu animal doméstico.
 Vacinar os animais é um cuidado que implica melhoria na saúde pública”, enfatizou. "Os cachorros devem ser transportados com guias e os mais ferozes devem estar de focinheira. Gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente. Pedimos aos pais que evitem deixar os filhos levar os animais, como forma de prevenir acidentes", ressaltou Nilva.

Comentários