MPF pede que Prefeitura e Polícia Militar combatam consumo de drogas em ferrovia de Jales/SP

O Ministério Público Federal em Jales, no interior de São Paulo, solicitou à Prefeitura e ao Comando da 2ª Companhia da Polícia Militar do município que tomem providências para coibir o consumo de drogas em passagem de nível na linha férrea que corta a cidade. A ferrovia é operada sob concessão pela multinacional ALL - América Latina Logística S.A..
 Moradores da região relataram aos procuradores Carlos Alberto dos Rios Junior e José Rubens Plates que a falta de iluminação pública e a ausência de rondas policiais regulares durante a noite têm feito com que o local seja utilizado como ponto de uso de entorpecentes. O MPF pede à prefeita Eunice Mistilides Silva que providencie a instalação de iluminação pública na passagem de nível, construída no cruzamento da ferrovia com as ruas XVI e XI. À Polícia Militar, foi solicitada a realização de rondas periódicas nas redondezas no período noturno.
 As denúncias dos moradores chegaram ao MPF quando os procuradores inspecionavam as obras da passagem de nível. A vistoria fazia parte de procedimento administrativo instaurado para acompanhar as ações de melhoria na segurança da linha férrea nos trechos em que corta o perímetro urbano de municípios da circunscrição da Procuradoria da República em Jales.
 A estrutura precária das passagens de nível e a falta de manutenção da ferrovia, entre outros problemas, são objeto da ação civil pública 0000727-75/2012.403.6124, movida contra a ALL, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a União e seis municípios da região noroeste do Estado. Cidades cortadas pela linha férrea já registraram atropelamentos, abalroamentos e descarrilamentos de vagões de trem. Este ano, duas pessoas morreram em acidentes em Jales.

Comentários