Jales realiza a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa


O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social de Jales vão promover no dia 31 de outubro a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, gratuito, é aberto a toda população e será realizado das 8h às 12 horas no Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso – CIEVI.
  “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa -  Por um Brasil de Todas as Idades” foi o tema definido pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) para a conferência deste ano, que tem como objetivo motivar  a análise da situação atual das políticas públicas para pessoa idosa no município, discutir e analisar propostas para a efetivação, bem como sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da participação ativa no meio social.
 A Conferência é um momento para todos os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção ao idoso, e de conferir e avaliar o que está sendo realizado no município. “Queremos ouvir os principais interessados, os idosos, e suas atuações na busca da defesa de seus direitos”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento e Promoção Social, Celma Crepaldi.
 A presidente do CMDI, Delcir Aparecida H. Zupirolli, explicou que o debate é para romper os preconceitos de que o idoso é inativo ou incapaz. “O tema da discussão traz o foco para a integração entre gerações, frisando o que é forte no idoso e desconstruindo a ideia de fragilidade, normalmente associada à terceira idade”.

Comentários