Fé e crença, por Flávio Rodrigo Masson Carvalho




Fé  é uma palavra que significa  ”confiança”,  ”crença”, ”credibilidade”. A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.
Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada a confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.
De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego “pistia” que indica a noção de acreditar e no Latim “fides”, que remete para uma atitude de fidelidade.
No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica. (Fonte: http://www.significados.com.br/fe/).
Crente é uma palavra com origem no termo latino credens que significa que crê. Um crente é aquele indivíduo que crê em algo.
Popularmente, diz-se que é crente aquela pessoa que acredita de forma ingênua ou equivocada em algo, criando alguma expectativa, por exemplo: “Ela está crente que vai ser aprovada no exame.” Ou ainda, o indivíduo crédulo e ingênuo, que acredita em tudo o que lhe dizem.
No contexto religioso, crente é todo aquele que crê em Deus e manifesta a sua crença religiosa.
A crença religiosa está relacionada com o dogma de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o único caminho para a salvação da alma e redenção dos pecados.
Os evangélicos, membros de determinadas igrejas evangélicas (grupos religiosos que seguem rigorosamente os Evangelhos), também são particularmente denominados de crentes. (Fonte: http://www.significados.com.br/crente/).
E você? Tem fé em que? És um crente? No que tem crença? No que crês? 
Ter fé na vida, ter fé nas pessoas, ter fé no seu trabalho, ter fé no casamento.... 
No que você tem fé? No que você crê?
Você é cético demais? Tem esperança? Ou não acredita em mais nada?
Ter fé é ser otimista, é ter esperança, é acreditar num mundo melhor. Ter fé, ter crença, nos faz sermos melhores, nos faz suportar as agruras da vida com mais força. Ter fé é ser melhor!
Precisamos de fé para suportarmos as dores e sofrimentos proporcionados por esta maneira errada que vivemos. Este nosso materialismo, este nosso apego, egoísmo. 
Precisamos ter fé, crermos nas pessoas, num mundo melhor, para não perdermos as esperanças, para não nos entregarmos ao pessimismo, para não nos deprimirmos.
Ter fé é preciso, mas com racionalidade, sem fanatismo, e as vezes, sem religião alguma.
Ter fé na educação, nos professores, na medicina, nos médicos, na cura.
Para ter fé, é preciso coragem, é preciso determinação! Coragem para assumir sua fé, determinação para divulga la, propaga la aos quatro ventos, para que a fé possa atingir corações descrentes.
Ter fé para viver melhor, ter fé para ser mais feliz, ter fé para que outros tenham fé em você!
Creia nisso, e tenha fé!
*Flávio Rodrigo Masson Carvalho
equilibriumtc@hotmail.com

Comentários