Basquete jalesense inicia fase semifinal com vitória

Em pé no sentido horário: Kléber Scarano, Kleiton Scarano, Fábio Galan, Mateus Carneiro, Tiago Dan e Júlio Aldrigue. Agachados: Breno Besteti, Thomaz Freitas, Vilter Moraes, João Vítor, Allan Oliveira, Igor Cardozo e Fernando Manfrin.
A equipe de basquete masculino de Jales que disputa a IV Copa Monte Líbano/Liga Regional de Basquete – Libask entrou em quadra no último domingo, 28 de setembro, nas dependências do Clube Monte Líbano em São José do Rio Preto para disputar a primeira partida da fase semifinal da competição.
O torneio, que iniciou-se em março e tem seus jogos aos domingos, quinzenalmente, contava com doze equipes participantes, sendo que somente as quatro primeiras se classificaram para a disputa da fase semifinal. Jales, que teve a segunda melhor campanha da fase de classificação, tem como adversária nas semifinais a equipe do Pool Help/Rio Preto, equipe terceira colocada da fase inicial. E no primeiro confronto das semifinais, Jales conquistou sua primeira vitória, em um sistema de disputa onde a equipe que conquistar duas vitórias estará nas finais.
A partida começou com um ritmo bastante forte e, assim como no confronto da fase inicial da competição, a equipe adversária impôs um jogo de muita velocidade e defesa bastante forte, aliás, até usando em muitos lances, força desproporcional, o que não estava sendo coibido pela arbitragem. Em contrapartida, em lances muito mais normais atinentes ao jogo, a equipe de Jales era penalizada pela arbitragem, chegando a ter um atleta excluído do jogo, injustamente, com duas faltas técnicas, na metade do primeiro quarto da partida.
Esta situação acabou por causar um descontrole momentâneo da equipe de Jales, resultando em um placar, ao final do primeiro quarto da partida, de 21 a 18 em favor da equipe adversária. Mesmo em desvantagem, o jogo já era favorável à equipe jalesense, pois a equipe chegou a estar dez atrás no placar, mas ao poucos, foi buscar o resultado.
O segundo quarto de jogo começou com a equipe de Jales se impondo mais em quadra, buscando um maior volume de jogo no perímetro do garrafão com seus pivôs. A tática deu certo e a equipe de Jales converteu, no quarto, 19 pontos e, com uma defesa bastante forte, permitiu que o adversário convertesse apenas 12 pontos. Resultado: o primeiro tempo da partida acabou anotando o placar de 37 para Jales, contra 33 do adversário.
Começou, então, o terceiro quarto do jogo e Jales começou a sofrer com as bolas arremessadas de longa distância pelo adversário, que caíam com uma facilidade e aproveitamento absurdos. Em contrapartida, as bolas jalesenses teimavam em não entrar na cesta. Resultado do quarto: Jales converteu 17 pontos e permitiu ao adversário que convertesse 21 pontos, apontando, ao final do terceiro quarto da partida, o placar empatado em 54 pontos.
Mas a equipe de Jales tinha convicção de sua superioridade e conseguiu impô-la no quarto final e decisivo da partida. Os ataques de Jales fluíram e a defesa manteve-se impecável, culminando em um jogo que possibilitou ao adversário converter apenas 13 pontos, contra 24 conquistados pela equipe jalesense. Resultado da partida: vitória inconteste de Jales, pelo placar de 78 a 67.
Na outra partida da semifinal, estão enfrentando-se Monte Líbano e Monte Aprazível. No primeiro confronto, deu Monte Líbano, que venceu pelo placar de 68 a 61.
A próxima partida da semifinal ocorrerá no dia 12 de outubro, onde as equipes voltam a se enfrentar e, em caso de nova vitória, fecham a série melhor de três partidas e eliminam a terceira partida da fase, que está prevista, caso seja necessária, para o dia 19 de outubro.
Pela equipe jalesense jogaram e pontuaram: Igor Cardozo, Breno Besteti (09), Allan Oliveira (03), Kleiton Scarano (17), Mateus Carneiro (13), Fernando Manfrin, Thomaz Freitas, Tiago Dan (08), Vilter Moraes, Fábio Galan (08), Kleber Scarano (20) e Júlio Aldrigue (T).

Comentários