As andanças do Bispo, por D. Demétrio Valentini

Já se passaram tantos anos! Cheguei em Jales em agosto de 1982. Já completei, portanto, 32 anos como "Bispo de Jales". É assim que me identificam. Constato que muita gente não sabe onde fica Jales. Mas sabe que Dom Demétrio é "Bispo de Jales".

Não vou explicar por que estou por aqui há tanto tempo. Como pista para cada um tirar suas conclusões, lembro que na Assembleia da CNBB de 1983, a primeira de que participei, nada menos que quatro bispos vieram me cumprimentar, efusivamente, por ser o Bispo de Jales. Perguntei pela razão deste contentamento. Cada um deles me explicou como tinha recebido a proposta de ser bispo de Jales, mas não tinha aceito!

Eu aceitei!

Agora, com boas razões, penso que está chegando a hora de procurar alguém para me substituir. Espero que o convidado aceite. Depois de trinta anos, acredito que a Diocese de Jales não apresenta nenhum problema especial. O novo bispo poderá com tranquilidade levar em frente a caminhada da Diocese.

Percorrendo a memória, me dei conta de quanto foram intensos os anos vividos em Jales!

No início de 2015 vou completar 75 anos de vida, e 50 de ordenação sacerdotal.

Pensei que seria válido recordar, ao menos, os tempos mais carregados de responsabilidades.

Vou distribuir a história em capítulos, para facilitar a leitura. Vou contar sobretudo minhas andanças, que foram muitas, por causa dos muitos compromissos que tive que assumir, especialmente na década de noventa, e na virada do milênio.

Olhando para eles, nestes dias, até eu me assustei, e me perguntei como foi possível fazer tantas coisas, sem perder a saúde, e continuar vivo, graças a Deus!

Com este relato quero, em primeiro lugar, agradecer a Deus, que me protegeu nessas andanças todas. E pedir que continue protegendo a todos.

Comentários