A Esperança e o Terror, por Flávio Rodrigo Masson Carvalho


Fiz um seminário com o Dr. Luís Cláudio Figueiredo, um dos mais renomados psicanalista do Brasil, escritor e professor dos cursos de doutorado em psicanálise da USP e PUC. O tema do seminário foi: "A esperança como princípio na clínica e na ação social".
Tema oportuno e muito importante devido a condição em que vivemos na época atual. O mundo se cobre com um manto de desesperança tão grande, que abala toda nossa estrutura psíquica. Nos contaminamos com esta desesperança e, existe um enorme preconceito contra a esperança, chegando a mesma ser considerada uma utopia.
O Dr. Luís Cláudio, nos fez lembrar do grande pensador russo Anthon Mascarenko, que foi um visionário, que acreditava e lutara por um mundo melhor. Tinha ele a esperança de uma vida melhor, e foi o que ele conseguiu no seu trabalho com crianças na Rússia. Mesmo não possuindo formação em psicanálise, fez uso de métodos psicanalíticos em seu trabalho, e muito do seu trabalho pode e deve ser aproveitado pela psicanálise ou pela psicoterapia em geral.
A esperança é fundamental para tudo, inclusive em qualquer processo psicoterápico, isso que nos alertou Dr. Luís Cláudio, o paciente tem que ter a esperança de cura ou de uma melhora, deve ele ter esperanças no psicoterapeuta e, o analista tem que ter esperanças no seu trabalho, no paciente, etc.
A esperança é fundamental na construção de um mundo melhor. Mesmo tendo a esperança o terror como irmã gêmea. Segundo o grande filósofo Spinoza, em seu livro Ética, disser ser a esperança irmã gêmea do medo, ser uma paixão triste e debilitante.
Muitos são os que defendem ser a esperança um sentimento negativo, que produz enorme malefício, mas para mim estes pensadores são vítimas da desesperança.
Deve-se investir na esperança sempre, a todo custo, como defende Mitchell grande psicanalista norte americano, diz ele ser impossível fazer contato com o "outro" se não pudermos acessar a esperança dele com o mundo.
A pessoa deprimida muda o seu relacionamento com a esperança, ou seja, ela lida com a desesperança, com a tristeza. É necessário que a pessoa deprimida, ou não, aprenda a perdoar, aprenda a ter esperança sempre, que ela não seja vítima do terror que acompanha sempre a esperança e, este mesmo terror somente comprova a importância da mesma. Os que são contra a felicidade, contra um mundo melhor, não querem ver a esperança se proliferar, e promovem o terror a todo custo no intuito de promover a desesperança .
Mister se faz que aprendamos a ter maior gratidão, que promovamos reparações em nossas vidas, e o principal, que aprendamos a perdoar. E se assim fizermos, seremos contaminados por uma grande dose de esperança, que sem dúvida, tornará nossa vida muito melhor.
Toda desesperança ocorre sempre num momento de terror. Temos medo de apostar na esperança, pois acreditamos que se o "milagre" não acontecer, ou seja, se não der certo nossa aposta, uma "desgraça" ocorrerá.
Segundo Winnicot muitos dos sintomas, transtornos emocionais, psicossomáticos, comportamentos delinqüentes apresentados pelos pacientes são promovidos pela desesperança, ou pela falta dela, ou ainda, a esperança na "coisa errada" . Isto muito acontece com aqueles que tentam se curar por conta própria.
Os pais devem sempre apostar nos seus filhos e na esperança, pois as crianças que não recebem as apostas e a esperança dos pais, ou seja, as crianças mal acolhidas, desenvolvem uma pulsão de morte. Foi o que constatou o grande Sandor Ferenczzi, discípulo de Freud, ao estudar as crianças que viviam em orfanato na década de 20. Estas crianças apesar de receberem toda alimentação, medicação, roupas necessárias, não recebia a esperança e a aposta dos pais.
Mais do que termos esperança, temos que renova-la sempre , temos que cria-la , mesmo que através de fantasias, que também têm que ser criadas.
A esperança faz do mundo algo melhor. Tenha sempre esperança, não tenha medo do terror. E tenha sempre este pensamento em sua mente: NÃO FUI, NEM SOU, MAS POSSO VIR A SER.
Flávio Rodrigo Masson Carvalho
equilibriumtc@hotmail.com

Comentários