Saúde inicia campanha de vacinação da segunda dose contra HPV

 

A segunda dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano), principal causador do câncer de colo de útero, começa a ser aplicada nesta segunda-feira, 01, em meninas de 11 a 13 anos. A primeira dose da vacina foi aplicada em março deste ano. A estimativa é que cerca de 1000 adolescentes sejam imunizadas na cidade.

A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A vacinação será realizada em todas as Unidades de Saúde com sala de vacinação, entre elas: ESF Francisco Xavier Rego (Jardim Paraíso), ESF Shiguero Kitayama (Roque Viola), ESF Getúlio de Carvalho (Jardim Arapuã), ESF Ozil Joaquim Resende (Jardim Municipal), ESF Zilda Arns (Novo Mundo), ESF Luis Enersto Sandi Mori (JACB) e no Núcleo Central de Saúde.

“Estamos iniciando a aplicação da segunda dose esta semana e a terceira será feita após cinco anos. Como a vacina faz parte do calendário vacinal, mesmo que não iniciou o processo de imunização, deve procurar nossas unidades, pois a vacinação será ofertada durante todo ano para meninas desta faixa etária”, comentou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jales, Renata Forti Rechieli.

Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A secretária de Saúde do município, Nilva Gomes Rodrigues, alertou que a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização. "Sem a segunda dose da vacina, não há proteção contra o vírus e a imunização completa contra o HPV só acontece após aplicação das três doses da vacina”.

O HPV pode ser contraído durante o ato sexual e é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo do útero, por isso a vacinação em massa é indicada primeiramente para as meninas. O uso da camisinha é fundamental para evitar o contágio, além de garantir proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis.

 

Comentários