Santa Casa de Votuporanga promove I Simpósio de Doação de Órgãos, em outubro

A conscientização dos profissionais da saúde e da população em geral é a proposta do I Simpósio de Doação de Órgãos, que será realizado em outubro pela Santa Casa de Votuporanga. O evento terá o tema “Encontro pela vida” e surge visando o esclarecimento de dúvidas, além de ressaltar a importância desse gesto tão nobre.
O Simpósio será no dia 4 de outubro, a partir das 8 horas, no Espaço Unifev Saúde, anexo ao Hospital e as inscrições são gratuitas. O evento é destinado para profissionais e estudantes da área de saúde e interessados podem se inscrever no site Guiche Web, no link
www.guicheweb.com.br/santacasavotuporanga, no entanto, as vagas são limitadas.
O enfermeiro da CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) e coordenador do evento, Pablo Gurther, destaca que a proposta do simpósio reforça a missão que a Instituição vem fortalecendo. “O Hospital, juntamente com a Comissão, está trabalhando ativamente na identificação dos potenciais doadores e na conscientização de familiares e profissionais da saúde, pois a doação de órgãos é um ato de generosidade, amor e solidariedade com o próximo e que deve ser difundida a todas as pessoas.”
Essa primeira edição mostrará exemplos e modelos de trabalho que justificam a necessidade e sensibilização da doação. “É preciso olhar sob o ponto de vista daquele que aguarda um transplante e tentar imaginar a angustia vivida a cada dia, a espera de um doador. A pessoa, quando assume esse papel, tem a chance de salvar até oito vidas, além da oportunidade de melhorar a qualidade e condições de saúde daquele que mais necessita”, enfatiza Gurther.
Durante a programação, vivências serão apresentadas, assim como o cenário da doação de órgãos, o protocolo de morte encefálica e diversos outros tópicos. Mais informações no telefone (17) 3405 9133, ramal 105 e 309 ou pelo e-mail
cihdott@santacasavotuporanga.com.br.
Programação:
8h - “O papel da CIHDOTT”, com o enfermeiro Ilson Donizete de Paula, da CIHDOTT da Santa Casa de Votuporanga.
8h15 - “CIHDOTT Santa Casa de Votuporanga”, com o enfermeiro Pablo G. Gurther, da CIHDOTT da Santa Casa de Votuporanga.
8h45 - “Cenário da Doação de Órgãos e Tecidos na SPOT Hospital de Base de São José do Rio Preto”, com o Drº Fernando Picollo, da SPOT Hospital de Base de São José do Rio Preto.
9h15 - “Protocolo de Morte Encefálica”, com o enfermeiro Marcos Moraes, da SPOT Hospital de Base de São José do Rio Preto.
9h45 - Coffe Breack.
10h15 - “Captação de Múltiplos Órgãos - Experiência vivenciada pela CIHDOTT da Santa Casa de Fernandópolis”, com a enfermeira Maira Q. Cazarin e enfermeiro Rosinei Pollo, da CIHDOTT Santa Casa de Fernandópolis.
10h40 - “Atuação do Serviço Social dentro de uma Unidade de Transplante”, com o assistente social Rodriani Vian, da Unidade de Transplante de Células - Tronco Hematopoéticas do Hospital de Base.
11h10 - “A família no processo de Doação de Órgãos”, com Marli Lopes da Silva Assi e Eugênio Carlos Assi.
11h40 - Encerramento.

Comentários