Médico Flávio Benez usa tribuna da Câmara em favor das pessoas com deficiência

Foi com muita emoção que na noite da terça-feira, dia 16  de setembro, o médico Flávio Henrique Nuevo Benez dos Santos fez uso da Tribuna Livre na sessão ordinária da Câmara Municipal de Fernandópolis. O uso da palavra durante a reunião do Legislativo foi em alusão ao “Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes”, que será comemorado no dia 21 deste mês.
Em seu discurso, o médico salientou a importância da reabilitação e inclusão social das pessoas com deficiência, destacando a atuação da Unidade de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis nos dois anos de sua existência, tornando-se referência na área de reabilitação.
Benez também alertou quanto a necessidade de se investir em reabilitação, como forma de ressocialização. “Inicialmente a Unidade atenderia pequenos incapacitados, mas atualmente atendemos grandes incapacitados, demonstrando a quantidade de pessoas com deficiência que tínhamos em nossa região e que estavam escondidas em um quarto escuro, mas que agora, tem novo ânimo e tomam as ruas, voltando à vida e vencendo barreiras”, destacou o médico.
Flávio também lembrou quanto a aplicação de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, já que segundo dados do Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45,6 milhões de brasileiros declararam ter alguma deficiência, o que representa 23,9% da população do país. 
Destacou também a necessidade da conscientização do poder público e da própria população sobre os problemas de acessibilidade e mobilidade da pessoa com deficiência, ressaltando os problemas vivenciados com diversos tipos de calçamentos e obstáculos encontrados em calçadas, obrigando o cadeirante a utilizar-se da rua, disputando espaços com veículos. 
Alertou, ainda, que com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, aumentará o número de idosos que necessitarão de cuidados especiais, sendo necessário a implementação de técnicas e tecnologias que permitam o pleno direito de ir e vir da pessoa com deficiência, bem como sua inclusão social e retorno ao mercado de trabalho.
DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS DEFICIENTES 
A data foi instituída pelos movimentos sociais em favor dos deficientes, durante um encontro nacional em 1982. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
O ORADOR
Com graduação em Medicina, Flávio Benez se especializou na área Ortopedia e Traumatologia, possuindo Residência Médica e obtendo o título de Mestre pela Universidade São Francisco. No início deste ano, Flávio sofreu um acidente doméstico, que o deixou tetraplégico. Atualmente atua diretamente nas atividades da Unidade de Reabilitação Lucy Montoro e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Fernandópolis

Comentários