Cuidados básicos evitam complicações de rinite alérgica

A rinite é um processo alérgico que atinge a mucosa nasal. Como provoca alterações nas vias respiratórias, frequentemente a asma é associada a esta doença. Vale destacar que a alergia é uma característica genética e acomete cerca de 10% da população.
Ela se manifesta quando há exposição à alérgenos, como poeira, mofo e ácaro, assim como em casos de resfriado. Outro fator desencadeante é o tempo seco, pois a poeira fica suspensa no ar. Entre os sintomas da rinite, estão nariz entupido, coceira frequente, espirros e sangramento, que pioram ao entrar em contato com os agentes que provocam o quadro alérgico.
"Os portadores da doença podem praticar atividades físicas normalmente, sempre observando os horários e locais para sua prática. Se o ambiente estiver quente ou seco e com a presença de alérgenos, poderá provocar ou piorar a rinite", comenta dra. Maria Vera Castellano, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
Diagnóstico e tratamento
– O diagnóstico é puramente clínico, de acordo com o histórico de manifestações. Sem o controle adequado dos sintomas, poderá evoluir para sinusite. Normalmente, a doença é tratada com o uso de antialérgicos, corticoides locais e sprays nasais. Para não haver complicações, é imprescindível evitar contato com os fatores alérgenos. Para evitar que a rinite e a asma causem muitos sintomas, uma vez que o epitélio respiratório é único (nariz e vias respiratórias), é preciso seguir o tratamento adequadamente.

Comentários