Conselho de Farmácia de SP oferece serviços gratuitos em Jales

Para comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico, neste sábado, 20 de setembro, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) realiza a ação “Farmacêutico na Praça” em Jales. O evento será na praça João Mariano de Freitas, Centro, das 9h às 12h.
A campanha oferecerá gratuitamente à população orientação farmacêutica, aferição de pressão arterial (hipertensão) e teste de glicemia capilar (diabetes), todas realizados por farmacêuticos voluntários.
A ação “Farmacêutico na Praça” procura despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle.
Para o presidente do CRF-SP, Pedro Eduardo Menegasso, a ideia é mostrar à população que a orientação faz parte do tratamento. “O medicamento só existe quando você tem o produto farmacêutico mais orientação. Se ele for utilizado de forma errada, vira um veneno”.
Menegasso também ressalta a banalização em torno do medicamento no Brasil. “Aqui tratam como um item qualquer e ele tem de ser barato. Não se discute o quanto ele é perigoso, que pode matar, que tem de ter critério. Farmácia não é um simples comércio, não pode vender medicamento sem receita, nem farmácia insistir em trabalhar sem farmacêutico”.
Quem passar pelo local receberá orientação farmacêutica sobre a diferença entre medicamentos genéricos, similares e de referência e folderes com orientação sobre os perigos do automedicação, forma correta de conservação de medicamentos, tipos de interações medicamentosas, tirar dúvidas sobre como tomar os medicamentos (com água, leite, em jejum ou durante as refeições) e muito mais. 
Sobre o CRF-SP
Entidade responsável pela habilitação legal do farmacêutico para o exercício de suas atividades, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, é o maior órgão fiscalizador de estabelecimentos farmacêuticos do país com mais 80 mil fiscalizações anuais. Maior instituição representativa da categoria, atualmente o CRF-SP possui mais de 50 mil profissionais inscritos.








Comentários