Audiência Pública discute o uso indevido de drogas por crianças e adolescentes de Jales


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jales (CMDCA), com o apoio da Prefeitura do Município de Jales, realizou na última terça, dia 02, a 1º Audiência Pública para discutir o Plano Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente envolvida com o uso e abuso de álcool e drogas.
O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal, reunindo aproximadamente 70 pessoas, entre autoridades, organizações e sociedade, com o intuito de ampliar a discussão sobre o assunto na busca de soluções para a minimização do problema. Representantes da sociedade civil puderam falar a respeito das ações que estão sendo promovidas e dar sugestões sobre a prevenção e combate ao uso indevido de drogas infanto-juvenil.
Durante a audiência, a presidente do CMDCA, Angélica de Oliveira Pereira, ressaltou a magnitude do problema que hoje é um desafio não só para a saúde pública, mas para todas as áreas. O evento também contou com a presença dos promotores de Justiça, Horival Marques de Freitas Júnior e Eduardo Shintani, do presidente da Câmara, Gilberto Alexandre de Moraes, da secretária municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Celma Crepaldi e do representante da Polícia Militar, sargento Elvis Schiavo.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Professor Mestre Reinaldo Carvalho, de Votuporanga, que proferiu uma palestra sobre o tema. O psicólogo do CREAS, Igor Sanches Zinza, também apresentou um relatório preliminar do levantamento sobre a situação do município.
Celma Crepaldi, que na ocasião representou a prefeita Nice Mistilides, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, apontou diversos projetos cumpridores de medidas sócios educativas realizados pela Prefeitura em atendimento aos adolescentes "O município tem realizado uma série de ações dentro do que lhe compete. No âmbito da assistência social e na saúde, temos atividades dentro dos CRAS, CREAS e principalmente no CAPS, conquistado recentemente pela secretaria de Saúde e pela prefeita Nice, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales", destacou.
O debate permitiu ao Conselho garantir o apoio da comunidade para o desenvolvimento de seus trabalhos e para aprimorar seus serviços, afim de que os Jalesenses se sintam parte integrante do processo de elaboração da política pública do município em combate a esta questão. A reunião colocou em pauta ações que buscam a integração e o fortalecimento de vínculos entre a sociedade e seus compromitentes, através do debate das questões que impedem a Criança e o Adolescente de terem uma vida digna e uma infância plena, conscientizando as pessoas do seu papel enquanto cidadãos de poder contribuir com a cidadania.
Todas as discussões e sugestões debatidas pelos presentes durante a audiência serão apontadas em um relatório para posteriormente ser encaminhado às autoridades competentes a fim de elaborar o Plano Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente envolvida com o uso e abuso de álcool e drogas.

Comentários