A vida não passa de um sonho, por Flávio Carvalho


Um homem queria ficar rico e, todos os dias, ia pedir a Deus que lhe atendesse às súplicas.
Num dia de inverno, ao voltar da oração, avistou, presa no gelo, uma polpuda carteira de dinheiro.
No mesmo instante, julgou-se atendido. Mas como a carteira resistisse aos seus esforços, urinou em cima dela a fim de derreter o gelo que a retinha.
E foi então… que despertou na cama toda molhada… Nossa vida também é assim.
* * *
Debaixo de uma ponte vivia uma família de mendigos, um homem, uma mulher e o filho. Um dia, voltando de mendigar, disse a mulher ao marido.
– Hoje não recebi dinheiro algum. Muitos ladrões haviam passado pelas casas e as pessoas tinham medo de me dar dinheiro.
Ouvindo-lhe as palavras, acudiu o moço:
– Somos muito felizes, papai, pois nunca entram ladrões em nossa casa.
– Sem dúvida - conveio o pai. - Precisamos agradecer pela nossa pobreza, é o mérito de teus pais. Ninguém entra debaixo desta ponte.
* * *
Um dia, dois homens se apresentaram juntos para pedir a mão de uma moça. Desejavam realmente o casamento. Os pais da moça perguntaram à filha qual dos dois ela gostaria de desposar:
– Se queres o homem que vem do leste, descobre o ombro esquerdo. Mas se amas o que vem do oeste, descobre o ombro direito.
A moça descobriu os dois ombros.
Os pais recalcitraram incontinente. Não é possível ter dois maridos ! Impunha-se a escolha.
– Não posso decidir-me, respondeu a moça.
A razão era simples:
O jovem do leste, muito rico, era feio e o do oeste, muito bonito, era pobre… E a moça queria viver na casa do homem rico, mas dormir na cama do homem bonito.
* * *
Mestre Takuan ( cujo nome significa "pepino") estava morrendo; um discípulo aproximou-se e perguntou-lhe qual era o seu testamento. Takuan respondeu que não tinha testamento; mas o discípulo insistiu:
– Não tendes nada… Nada para dizer ?
– A vida não passa de um sonho.
E expirou.
*Flávio Rodrigo Masson Carvalho
equilibriumtc@hotmail.com

Comentários