“50 anos do Golpe Militar no Brasil” foi tema da XIII Semana Acadêmica de História



Com o tema "50 anos do Golpe Militar no Brasil", o curso de História da Unijales, coordenado pelo professor Ms. Jemerson Quirino de Almeida, realizou entre os dias 15 e 19 de setembro, a oitava edição da Semana Acadêmica.
Considerado um dos maiores eventos acadêmicos, a Semana de História contou com grandes nomes, como a professora Ma. Andrea Helena Puydinger de Fázio, que falou sobre "A estética do silêncio": cinema e humor na resistência ao regime militar brasileiro" e também o professor Mestre pela Universidade Estadual Paulista/Unesp, Heraldo Márcio Galvão Júnior que ministrou uma palestra, no dia 16 de setembro, sobre "A música na ditadura militar: instrumentos ou referência política".
No dia 17 de setembro, o professor e reitor da Unijales, Dr. Silvio Luiz Lofego usou o tema da Semana para apresentar sua palestra e falou sobre "O pensamento político e a estrutura do Golpe de 1964". Silvio Luiz Lofego realizou a graduação de História pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho. Tornou-se mestre em História e Sociedade pela mesma Universidade e Doutor em História e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente ocupa o cargo de reitor na Unijales.
Dando sequência na programação, no dia 18, os alunos do curso de História, de Serviço Social e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Euphly Jalles, puderam participar, na Câmara Municipal de Jales, de uma mesa redonda realizada pelo professor Léo Huber que falou sobre "Movimento Sindical- 1975-1985- Enfrentamento da ditadura e contribuição para a redemocratização do país" e pelo professor José Renato Sessino Toledo Barbosa, que falou sobre "O espectro do neoliberalismo e o fim do estado desenvolvimentista.
O professor Nélson Rodrigues da silva realizou o fechamento das atividades e no mesmo dia os alunos e professores do curso de História participaram de uma animada confraternização.

Comentários