Relacionamento entre idosos, por Flávio Rodrigo Masson Carvalho -

Alguns anos atrás dei uma entrevista para uma revista sobre relacionamento entre idosos. Vou reproduzir aqui a entrevista para vocês.
C
omo você enxerga o namoro entre os idosos e entre os jovens e adultos? Qual a diferença?
Namorar, a coisa mais gostosa da vida, não importando a idade, é sempre muito prazeroso e saudável.
O namoro entre jovens é mais visceral, cheio de energia, a paixão é menos controlada, menos juízo, mais atrevimentos, mais experiências e muito mais erros. Os jovens experimentam mais as dores que os namoros provocam, são mais "irresponsáveis" e volúveis, mas conseguem viver esta fase com estrema intensidade. Mas os jovens não se satisfazem facilmente, sempre querendo mais, mais intensidade, mais paixão. Potencializam por demais as conseqüências promovidas pela paixão. Se está tudo bem, amam em demasia, acreditam estar vivendo a maior e mais bela estória de amor eterno. Se as coisas não vão bem, sofrem absurdamente, acreditam ser os maiores sofredores, acreditam que sua dor é a maior de todas, acreditam ser vítimas de uma grande "conspiração" do destino.
Já o namoro entre idosos é mais controlado, mais calmo, devido a longa experiência de vida, já passaram por diversas situações, conseguem controlar mais os impulsos. Mas isso não quer dizer que o namoro entre idosos não seja prazeroso como o namoro entre jovens. Muitas vezes acontece o contrário, os idosos conseguem ter maior prazer no relacionamento que os jovens. Pois há maior controle dos sentimentos, maior qualidade nas carícias. Os idosos conseguem obter prazer nas coisas simples. Entre os idosos impera mais o romantismo.
L
embrando sempre: a idade está na mente, e não no coração.
O idoso está mais propício a ficar sozinho do que os adultos?
O que mais me assusta, no que tange aos jovens, é a quantidade de solitários e o tipo de solidão, ou seja, os jovens mesmo em grupo se sentem solitários, deslocados, pertencentes a outro "mundo". É muito triste ver um jovem sentindo-se sozinho, mesmo estando acompanhado, em grupo. O sentimento de solidão não é incomum entre os jovens, pois no século XXI está muito difícil para o jovem achar o seu caminho, o seu papel perante a sociedade, e esta é cada vez mais composta por idosos. Estamos perdendo a "força jovem", os casais não querem ter muitos filhos, e com o avanço da medicina e a qualidade de vida, os seres humanos estão vivendo cada vez mais, o que aumenta a população de idosos.
Os idosos tendem a ficar mais deprimidos que os jovens quando sentem solidão. Os idosos são mais melancólicos, e por não possuírem mais o vigor, a energia característica da juventude, tendem a sofrer muito mais quando sentem solidão.
No que tange a ficar sozinho, não vejo diferença, pois cada vez mais vemos jovens na solidão, por outro lado abandonamos nossos idosos, como se não fossemos envelhecer também. Mas cada vez mais os idosos estão "organizados", a turma da terceira idade está aprendendo a viver mais e melhor a vida.
Sentir-se só é questão de espírito, a solidão tem que ser observada sobre a ótica do ser humano, não importando se o mesmo é jovem, adulto, idoso ou até mesmo criança, pois cada vez é mais comum, crianças experimentando este triste sentimento, que é o da solidão.
Namorar é um excelente antídoto contra a solidão, pois aquele que namora, sendo jovem ou idoso, não está sozinho, ou seja, tem menos chance de sentir solidão.
O
amor pode ser mais sincero entre os casais de idosos? Pode haver maior cumplicidade entre eles, em relação à cumplicidade existente entre os casais jovens ou adultos?
Em qualquer relacionamento, entre jovens ou idosos, deve prevalecer o amor. E o amor se constrói com sinceridade, cumplicidade e muita paciência.
O amor não distingue idosos de jovens, ele "pega" todos, sem preconceito. Não existe idade para amar, como não existe idade para ser feliz. Devemos buscar o amor e a felicidade com toda a intensidade de nossa alma. Devemos estar sempre abertos e preparados, pois amar é a grande maravilha da vida.
Se você não está amando, não importando se você é jovem ou idoso, namorar é o primeiro passo para construir um grande amor. Então vá beijar na boca e trate de ser muito feliz

Comentários