Programa Direção Segura flagra 7 motoristas alcoolizados no último final de semana em José Bonifácio

Blitze foram realizadas entre a noite de sexta (8) e a madrugada do sábado (9) em José Bonifácio. Ao todo, 120 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro
O Programa Direção Segura - ação integrada para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – flagrou 7 pessoas conduzindo sob efeito de álcool no último final de semana em José Bonifácio.
As operações foram realizadas nas Avenidas Joaquim Moreira da Silva e Joaquim Moreira da Silva. Ao todo, 120 motoristas fizeram o teste do etilômetro.
Os 7 condutores autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40, receberão sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e vão responder administrativamente junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Três dos motoristas flagrados, além de receberem essas penalidades, responderão na Justiça por crime de trânsito. Eles apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, esses condutores poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como "tolerância zero".
AÇÃO INTEGRADA
– Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.
Desde o lançamento, foram aplicados 19.099 testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 1.933 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 344 cometeram crime de trânsito.
Pela nova Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.

Comentários