Postura errada em tarefas domésticas causa lesões na coluna

Cozinhar, varrer, lavar e passar roupas ou carregar compras são afazeres tão triviais que raramente prestamos atenção neles - ou como estão sendo feitos. Essas atividades, porém, são repetitivas e exigem um verdadeiro esforço físico ao abaixar, levantar, carregar, arrastar; movimentos que submetem o corpo a posições desconfortáveis e arriscadas por muito tempo.
A fisioterapeuta *Silvia Canevari Barros, que atende no Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC – Jundiaí), explica que, se realizadas constantemente e de maneira errada, tarefas domésticas podem causar danos a coluna. "Todo esse esforço pode causar problemas agudos, como desvios posturais, contraturas musculares e hérnias de disco, ou até doenças crônicas, como lombalgias, artroses e cervicalgias", previne.
Ela conta que o problema, muitas vezes, é agravado porque a maior parte da população se automedica. "O remédio mascara a dor, dessa forma, a pessoa continua fazendo errado e a dor acaba virando uma doença mais grave", explica Silvia, membro da Sociedade Brasileira de RPG, da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna e diretora do ITC Vertebral Jundiaí.
Para tratar as dores, o primeiro passo é procurar um médico especializado. "A pessoa precisa ser avaliada para saber se a dor é articular ou muscular, se é contusão ou desvio, etc", explica a fisioterapeuta. "Depois de investigar de onde vem a dor, aí sim podemos indicar o melhor tratamento", conclui.
Silvia chama a atenção para o fato de que, às vezes, o próprio ambiente em que os serviços são feitos pode agravar a situação. Prateleiras muito altas ou muito baixas e profundas, por exemplo, podem lesionar os ombros. Para limpar ou retirar coisas de lugares altos, o mais adequado é utilizar um banquinho ou escada.
Outro problema é que a maioria das pias, bancadas e tanques são muito altos para algumas pessoas e muito baixos para outras, já que as casas são sempre construídas de forma padrão. "Pode parecer desperdício de dinheiro reformar para arrumar esses detalhes, mas custa muito mais caro quando uma doença crônica aparece", previne a fisioterapeuta.
Para executar as tarefas de forma correta, de forma geral, o mais importante é prestar atenção à posição da coluna. "Quando for varrer ou abaixar, é importante deixar as costas mais retas possível. É melhor flexionar os joelhos do que dobrar a coluna para frente", aconselha a especialista.
Outro fator importante para evitar lesões é fazer atividades físicas, pois elas tornam tonificam a musculatura, aumentando o condicionamento físico, o que facilita a execução de esforço físico em casa sem dores. "Mas é uma medida preventiva! Se não tem dor, é preciso fazer para evitar que tenha. Quem já tem, precisa tratar a dor primeiro, se não o exercício pode piorar o quadro clínico do paciente", adverte a fisioterapeuta.
*Silvia Canevari Barros é Fisioterapeuta Responsável pela Unidade ITC Vertebral Jundiaí, pós-graduada em Terapia Manual e Postural pelo Instituto Salgado Saúde Integral e especialista em RPG pelo Método Souchard. Além disso, é membro da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna e Diretora do Instituto Pilates - Unidade Jundiaí.

Comentários