Mulheres são mais criteriosas na busca de imóveis, diz pesquisa

A velha história sobre quem tem a última palavra no ambiente familiar sempre provocou um impasse entre homens e mulheres. E quando o assunto é a compra ou locação de um imóvel, as mulheres pesquisam mais do que os homens. Segundo dados de levantamento realizado pelo portal imobiliário VivaReal, são elas que formalizam maior número de contatos com imobiliárias e corretores nos classificados do site.
A pesquisa foi feita com uma amostra de 2,2 mil usuários que visitaram o portal em um período de 5 meses (novembro de 2013 a março de 2014). Os visitantes enviaram um total de 9,5 mil leads por meio do VivaReal – ou seja, preencheram o formulário de interesse ou acessaram o contato de telefone do anunciante. Enquanto cada homem enviou em média 3,9 contatos, a média das mulheres foi 4,6.
"Observamos que a mulher pesquisa mais, mas não soemente na compra de imóvel. Este fator está ligado ao perfil delas como consumidoras", explica Rodrigo Iannuzzi, vice-presidente de marketing do VivaReal. Segundo Iannuzzi, para comprar, a mulher normalmente carrega consigo fatores mais subjetivos e emocionais do que os homens. Isso as leva a prestar mais atenção a detalhes de acabamento do imóvel e até mesmo a serem mais abrangentes em relação às suas características, como valor, número de cômodos e metragem.
Enquanto isso, os homens já iniciam a busca de forma mais objetiva: possuem claro o tipo de imóvel, bairro preferencial e tamanho. Eles demonstram interesse e entram em contato apenas com os imóveis que realmente se enquadram em seu plano de compra. "Vale lembrar que quando um casal está procurando um novo imóvel, muitas vezes a mulher é responsável por uma grande parte da pesquisa, com o homem participando somente em momentos pontuais", acrescenta Iannuzzi.
A mulher busca mais que os homens em todas as faixas etárias, com exceção dos jovens com até 18 anos. Isso porque elas ainda saem da casa dos pais mais tarde, por questões culturais e sociais. A faixa etária que apresenta maior predominância do sexo feminino no número de envio de leads é após os 60 anos, neste caso devido a morte dos cônjuges.
Segundo a pesquisa, as cidades em que as mulheres são mais engajadas nas buscas em relação aos homens são Fortaleza (enviam 44% mais contatos), Florianópolis (37%) e Salvador (36%). Mas apesar de as mulheres serem a maioria nas buscas e também as mais criteriosas, os homens ainda aparecem como maioria entre os proprietários de imóveis: entre os pesquisados, 12% dos homens já tinham imóvel próprio, enquanto entre as mulheres apenas 9%. "Isso acontece porque mesmo com a valorização do papel da mulher no mercado de trabalho e nas famílias, em muitos casos ainda é o homem quem toma a decisão final na compra de bens de alto valor", finaliza Iannuzzi.
Sobre o VivaReal – O VivaReal é um portal que conecta o consumidor ao imóvel dos seus sonhos por meio de mais de 2 milhões de anúncios de casas e apartamentos para compra e locação. O portal é líder absoluto em seu segmento de atuação* e recebe mais de sete milhões** de visitas todos os meses. O VivaReal está presente com escritórios locais em 14 cidades brasileiras. (*) Fonte: Serasa Experian Hitwise (**) Fonte: Google Analytics

Comentários