Edinho pede um campus avançado do Instituto Federal em Rio Preto

 Deputado é também o autor do projeto que propõe a criação da Universidade Federal do Noroeste Paulista
O deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP) protocolou pedido de instalação de um campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo em Rio Preto. O IFSP oferece cursos técnicos e de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática, e educação continuada nas áreas de tecnologias e engenharias.
Por meio do Ofício nº 67/2014, dirigido ao ministro de Estado da Educação Henrique Paim, Edinho argumenta que Rio Preto e região têm potencial e demanda de alunos que justificam a vinda de um campus do Instituto.
“A carência de mão de obra qualificada em diversos setores da indústria, do comércio e dos serviços é hoje uma realidade e precisa ser enfrentada com determinação, para assegurar formação de qualidade para milhares de jovens brasileiros que precisam trabalhar”, explica o deputado.
O deputado também é o autor do projeto de lei que cria a Universidade Federal do Noroeste Paulista e que está tramitando na Comissão de Trabalho, Administração de Serviço Público, devendo passar por  mais três comissões temáticas.
“Estamos solicitando a vinda do Instituto sem prejuízo da luta pela Universidade. As duas metas se complementam. Estamos buscando alternativas para que o nosso jovem estude mais perto de casa”, disse o deputado.

POLO UNIVERSITÁRIO
Rio Preto é um polo universitário que recebe anualmente milhares de estudantes vindos de outros centros, em busca dos cursos de graduação, pós-graduação e tecnológicos oferecidos nas redes pública e privada.
Dados da “Conjuntura Econômica do Município” apontam que a cidade conta com 10 (dez) instituições de ensino superior privadas, que ofertam 132 (cento e trinta e dois) cursos de Graduação e 176 (cento e setenta e seis) de Pós-Graduação, com quase 35 mil alunos.
No segmento público, Rio Preto abriga um campus da Unesp – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, com cursos nas áreas de Ciências Biológicas (diurno) e Exatas (Bacharelado em Ciência da Computação,   Engenharia de Alimentos, Física, Química e Matemática, e na área de Humanas Bacharelado em Letras com Habilitação de Tradutor, Licenciatura em Letras e Pedagogia. Também sedia a Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem – estadualizada e ligada ao Hospital de Base.
“Estamos trabalhando pelo aumento do número de vagas para ensino técnico e superior, gratuitos, numa região que corresponde a cerca de 25% da área do Estado de São Paulo, com 250 cidades e cerca de três milhões de habitantes, estendendo-se desde a área central do Estado até a barranca do rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e as margens do Rio Grande, na divisa com o Sul de Minas Gerais”, destacou o deputado.
Cópia do ofício foi encaminhada ao Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Eduardo Antonio Modena, com pedido de apoio.  “Estou confiante. Rio Preto é uma das poucas cidades médias do Estado que não possui campus do Instituto”, disse Edinho.

O QUE É O IFSP
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.
Durante seus 105 anos de história o Instituto recebeu também os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.
Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.
Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo oferece os cursos Técnicos em Administração e em Informática para Internet e, a partir de 2012, o superior de Formação de Professores na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.
Para conhecer os cursos e as unidades avançadas do IFSP consulte: http://www.ifsp.edu.br a
/

Comentários