Do dia 1 ao dia 7 de agosto é comemorada a semana da amamentação, por Francieli Trevizan .



A amamentação é uma das ações de saúde recomendada como estratégia para a diminuição da mortalidade infantil e da prevalência de desnutrição energético-protéica. Além dos valores nutricionais indiscutíveis que o leite materno possui, a amamentação fortalece o vínculo de mãe e filho, possibilita o aumento do número de anticorpos, com proteção contra infecçõese menor chance de alergia, redução dos níveis de colesterol na vida adulta, menor probabilidade de obesidade,  ganha de peso para o bebê, assim como o desenvolvimento e fortalecimento das estruturas orais como lábios, língua, bochecha, ossos e músculos da face, envolvido no ato de sugar.  E ainda existem pesquisas que comprovam uma associação positiva entre amamentação e o desenvolvimento mental e neurológico.
O ato de sugar é o movimento realizado pela boca do bebê, considerado como um reflexo primitivo e muito importante para o correto desenvolvimento das estruturas orais e consequentemente, da fala. Na ausência do reflexo de sucção é necessária a intervenção do fonoaudiólogo para o mesmo seja estimulado.
O momento da amamentação deve ser o mais agradável possível para a mãe e para o bebê. Assim, quanto à postura, informa-se que o bebê deve permanecer próximo do corpo da mãe, com a cabeça entre braços antebraços, com o cotovelo levemente elevado ou apoiado em travesseiro. É valido ressaltar a importância dessa posição devido ao formato da tuba auditiva e a possibilidade da ocorrência de otites (infecções de ouvido), caso o leite escora para a Orelha Média, e também a ocorrência de refluxo gastro-esofágico, pois a posição horizontal irá favorecer a volta do suco gástrico causando vômito e aspirações tendo como ocorrência à pneumonia. Reforça-se o mesmo posicionamento quando a amamentação é feita pelo uso da mamadeira.
É recomendado aleitamento materno exclusivo para criança nos primeiros seis meses de vida e aleitamento materno complementado até os dois anos de idade ou mais. Acrescenta-se que o aleitamento materno exclusivo (AME) é caracterizado quando a criança só recebe leite materno de sua mãe ou nutriz ou, então, leite materno extraído. Nenhum outro líquido ou sólido, com exceção de gotas ou xaropes de vitaminas ou remédios é oferecido. O próximo estágio começa a partir do 6º mês; nessa fase, aumentam as necessidades energéticas e protéicas da criança e deve-se começar a introdução de outros alimentos.
É importante apresentar os benefícios do aleitamento materno para a criança, mãe, família e sociedade!
Elaborado por Francieli Trevizan F. Tonelotti  CRFª 17.091 - Fonoaudióloga

Comentários