Diocese de Jales contexto histórico, por D. Demétrio Valentini

Nestes dias a Diocese de Jales celebra o aniversário de sua instalação. Foi a 15 de agosto de 1960, em pleno século vinte. Já se passaram 54 anos, portanto.
Comparando a fundação da cidade, com a instalação da Diocese, salta aos olhos o curto espaço de tempo. A cidade não tinha ainda vinte anos, e já era erigida em sede de Diocese.
Para entender os fatos, é preciso recuperar o contexto histórico que precedeu e acompanhou a fundação da diocese de Jales.
Em termos mundiais, os anos sessenta podem ser identificados como a década mais otimista dos últimos séculos.
A Europa Ocidental, com a ajuda do "Plano Marschal", estava se recuperando das ruínas da segunda guerra. Parecia que o mundo estava enveredando para o caminho da paz e do desenvolvimento.
Com o lançamento do primeiro satélite tripulado, o "Sputnik" de Yuri Gagarin, em 1958, se acirrou a saudável disputa para ver quem chegaria primeiro na lua! O Presidente Kennedy estabeleceu a meta, que foi cumprida: em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e Edwin Aldrin desceram na lua, lá ficando três horas em solo lunar.
Em termos brasileiros, a criação a Diocese de Jales se deu na euforia dos "cinquenta anos em cinco", e na inauguração de Brasília, a nova capital do país.
Em termos locais, esta região situada no extremo noroeste do Estado de São Paulo, experimentava um surto muito intenso de migrantes, que vinham das regiões próximas a Ribeirão Preto, ou do Nordeste, e se davam conta que poderiam adquirir um pedaço de terra nestas novas paragens.
Foi a constatação desta intensa migração, que levou o Bispo de São José de Rio Preto, Dom Lafayete Libânio, a propor a criação de uma nova diocese, apostando no futuro da região, que estava iniciando com tanto dinamismo.
É isto que explica por que a Diocese de Jales se situa entre as mais antigas do Estado de São Paulo. Dito de outra forma, Jales é mais antiga do que a maioria das dioceses do Estado de São Paulo.
Pouco depois de constituída em Diocese, a região experimentou um surto inverso de migração, desta vez saindo da região. Tanto é que a população na época da instalação da Diocese de Jales, era maior do que é hoje.
Ainda falta uma referência, com certeza a mais importante. É o contexto eclesial, existente na criação da Diocese de Jales. A Igreja estava vivendo um intenso processo de renovação, que teve a sua expressão maior na proposta do Papa João 23, ao convocar um "concílio" para a Igreja toda, que resultou no Concílio Ecumênico Vaticano II.
Ao recordar sua história, a Diocese de Jales faz questão de guardar algumas datas particularmente significativas.
Foi criada no dia 12 de dezembro de 1959, pelo Papa João 23. Doze de dezembro é o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira da Igreja da América Latina, o continente que prontamente se abriu ao Concílio e acolheu suas recomendações.
1959 foi o ano do anúncio do Concílio. E o Papa João 23, pode ser identificado como "o Papa do Concílio".
A história nos motiva a sermos coerentes com nossa vocação. É o que procuramos expressar neste domingo, com a 30ª Romaria Diocesana.

Comentários