Dia do Profissional de Educação Física



A sociedade está cada vez mais consciente da necessidade do exercício físico para a aquisição de uma vida saudável. O que não falta são estudos e pesquisas científicas que comprovam os seus benefícios. Entretanto, o que muita gente não se dá conta é que, se má orientada, a atividade física pode causar graves danos à saúde.
No dia 1º de setembro celebra-se o dia do Profissional de Educação Física, o responsável por orientar as atividades físicas nas suas diversas manifestações, promovendo a saúde, a educação e inclusão social. Por isso, seja nas academias, clubes, escolas, hospitais ou em qualquer ambiente onde há a prática de atividades físicas ou esportivas, é fundamental a orientação do profissional.
Para comemorar a data, diversas atividades serão promovidas por todo o país. Homenagens parlamentares, atividades físicas gratuitas, cursos e palestras já estão agendados e prometem movimentar a população.
Educação Física escolar
- No ano em que o país assistiu atônito à derrota da seleção brasileira de futebol em seu país, algumas reflexões foram levantadas: O que podemos esperar da nossa base esportiva? Será que os futuros atletas estão sendo preparados adequadamente?
Para o presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Prof. Jorge Steinhilber, a disciplina de Educação Física é fundamental para que as crianças e adolescentes adquiram motivação, desenvolvimento adequado e preparo motor para a iniciação de atividades físicas e desportivas.
"É importante entender que para colher os frutos do esporte é necessário antes plantar a semente. O investimento na disciplina em longo prazo poderá se reverter em sucesso esportivo", afirma.
A data
- O Dia do Profissional de Educação Física marca a regulamentação da profissão, através da Lei 9.696 sancionada em 1º de setembro de 1998.

Comentários