Alunos da rede estadual participam de mostra cultural afro-brasileira em Auriflama

Como parte das ações permanentes desenvolvidas para a promoção das relações étnico-raciais junto às escolas estaduais da região, a Diretoria Regional de Ensino de Jales firmou parceria com a Prefeitura de Auriflama, em que cerca de 500 alunos participarão da Mostra Regional de Cultura Afro-Brasileira Aureafrica 2014.
 O cortejo de abertura será na próxima sexta-feira (22) e terá a participação dos alunos com apresentação de danças e a customização da réplica da caixa d’água da cidade com elementos africanos. O evento acontecerá entre os dias 22 e 30 de agosto marcando o cenário cultural com a celebração da cultura afro-brasileira através da música, dança, exibição de filmes, mesas-redondas e exposições de artes plásticas.
 Desde 2004, a Diretoria de Jales capacita professores e gestores com orientação técnica que aborda as relações étnico-raciais nas escolas por meio de livros, filmes, textos, sites, entre outros materiais com a mesma temática. A partir deste ano, o trabalho também foi realizado junto aos diretores e vice-diretores das unidades do Programa Escola da Família. Além disso, três Escolas de Tempo Integral da região possuem oficinas de bonecos, contos e textos sobre diversidade.
 “Nós realizamos esse trabalho pedagógico de promoção da igualdade racial, com conteúdo sobre a cultura e história afro-brasileira, há 10 anos. Essa parceria para que os nossos alunos se apresentem no evento é extremamente importante para marcar a diversidade que já é trabalhada em nossas escolas”, destaca Marlene Medaglia Cavalheiro, dirigente regional de ensino de Jales.

Comentários