Prêmio Mario Covas reconhece os melhores projetos do estado de SP


Edição comemorativa de 10 anos lota Sala São Paulo e reúne centenas de pessoas

A grande festa em comemoração aos 10 anos do Prêmio Mario Covas, organizado pela Secretaria de Gestão Pública do Estado, aconteceu na noite desta segunda-feira (30), na Sala São Paulo, capital. O evento reuniu autoridades, finalistas e o público em geral, que acompanhou a divulgação dos vencedores.

Foram cerca de 270 concorrentes selecionados. Entre eles, 26 projetos na categoria "Inovação em Gestão Estadual", 10 em "Inovação em Gestão Municipal", 7 na categoria "Cidadania em Rede", 5 em "Governo Aberto” e 12 na nova categoria desta edição: "Melhoria do Gasto Público". Seis trabalhos receberam premiações na categoria "Inovação em Gestão Estadual" e dois em cada uma das demais, conforme especificado em edital.
Além do tradicional troféu, que remete à assinatura do governador Mario Covas, os trabalhos vencedores também receberam tablets. Foram concedidas ainda, menções honrosas aos trabalhos finalistas que mais se destacaram.
A Orquestra Sinfônica Cordeirópolis in Concert, composta por jovens e veteranos, abrilhantou a premiação com números musicais, além da execução do Hino Nacional. Incentivo ao funcionalismo
Na abertura do evento, Waldemir Caputo, secretário de Estado de Gestão Pública, lembrou as conquistas do político que dá o nome ao Prêmio. “O saudoso Mario Covas, entre inúmeras inovações, implantou o serviço mais bem avaliado do Estado, o Poupatempo. Coroamos hoje os melhores trabalhos em Gestão Pública, iniciativas que de alguma forma contribuem com o espírito de servir a população. A premiação é uma forma de incentivar o funcionalismo público”, disse.
Julio Semeghini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, representando o governador Geraldo Alckmin, saudou a importância do Prêmio. “Mario Covas liderou esse estado com grandiosidade e transformou São Paulo em uma grande potência”. Semeghini ressaltou que parte dos projetos que foram contemplados nesta edição representam, juntos, uma economia de R$ 1 bilhão/ano – ou R$ 4 bilhões por gestão. “Recurso que pode ser revertido a outros projetos e iniciativas”, lembrou.
Sistema de Passagens Aéreas
A Secretaria de Gestão Pública (SGP), responsável pelo evento, também teve um projeto premiado, na categoria “Melhoria do Gasto Público”. O “Sistema de Agenciamento Sistematizado de Viagens Corporativas – ARP Passagens Aéreas”, alterou o método de contratação de passagens aéreas, pelo SRP (Sistema de Registro de Preços) da Gestão Pública, que até 2011, dava autonomia às agências para emitirem os bilhetes. No antigo modelo adotado, elas apresentavam três preços aos contratantes que optavam pelo menor. Essa formalidade era insuficiente para garantir uma boa compra.
As prestadoras eram remuneradas por taxa de corretagem que incentivava a elevação de preços. A mudança ocorreu com a instituição de um grupo técnico que aprofundou os estudos do mercado de viagens e a interlocução com os órgãos contratantes. A nova política aplicada pela Secretaria de Gestão Pública gerou uma economia de 40% com gastos em passagens aéreas.
De acordo com Vinícius Coltri, coordenador da Unidade de Desenvolvimento e Melhoria das Organizações da SGP, essa é uma das muitas medidas que vem ao encontro das solicitações do governador 
Alckmin em garantir a utilização dos recursos públicos de forma responsável. “Com organização e gestão, é possível fazer um bom trabalho, otimizar os gastos públicos e manter os serviços de qualidade prestados à população paulista”, ressaltou.
Prêmio Mario Covas
O objetivo é identificar e valorizar práticas que aprimorem a qualidade dos serviços públicos estaduais, além de incentivar a participação popular na esfera governamental. Durante os 10 anos do Prêmio, mais de 1,5 mil iniciativas foram inscritas e 122 premiadas.
A premiação é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão Pública, em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM) e Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), com apoio da Fundação Mario Covas (FMC) e Secretaria de Cultura do Estado.

Comentários