Prefeitura de Jales realiza semana de combate a leishmaniose entre os dias 04 e 08

A Prefeitura do Município de Jales irá realizar entre os dias 4 e 8 de agosto a Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose. Durante cinco dias serão realizadas campanhas de rádio, jornal, distribuição de panfletos informativos que irão orientar a população sobre os riscos dessa doença.
 De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as atividades desenvolvidas ao longo da semana têm o objetivo de estimular ações educativas e preventivas, além de promover debates e discussões sobre as políticas públicas de controle da doença. Foram enviados ofícios para igrejas, centro espírita e lojas maçônicas para que eles dediquem um momento para passar aos demais participantes sobre a importância da colaboração de todos na adoção das medidas preventivas contra a leishmaniose. Também foi solicitado para que os professores da rede municipal e estadual de ensino abordem o assunto em sala de aula durante a semana para a conscientização das crianças e adolescentes. Nas salas de espera das unidades de saúde, os pacientes também irão receber orientações dos agentes por meio de palestras.
 A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa grave transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação o protozoário Leishmania chagasi. A transmissão acontece apenas por meio da picada do mosquito fêmea infectado. “A doença não é contagiosa, portanto, não se transmite de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas, apenas por meio do mosquito”, explica Vanessa Luzia da Silva Tonholi, responsável pelo setor de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales.
 Além das campanhas da imprensa, alertas em carros de som, serão realizados trabalhos junto às escolas municipais, distribuição de materiais educativos e orientação para que as pessoas mantenham os quintais e canis de animais sempre limpos a fim de evitar a proliferação dessa doença. “Tivemos recentemente a realização do Projeto Cidade Limpa, em parceria com a TV Tem, onde a população contribuiu efetuando a limpeza de seus quintais e terrenos. Porém, essa limpeza deve ser mantida durante todo o ano para evitar não só o ciclo de evolução do mosquito causador da leishmaniose, mas também do aedes aegypt, o transmissor da dengue”, completa Vanessa.
 A campanha será realizada pelos gestores e profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Serviços de Saúde, equipes da Estratégia de Saúde da Família e Controle de Vetores.

Comentários