Atleta jalesense classifica-se para Campeonato Pan-Americano de Karatê




O atleta jalesense Diego Pimenta da Silva, de 15 anos de idade, classificou-se no sábado, dia 19/07/2014, para participar do Campeonato Pan-Americano de Karatê 2014, que será realizado entre os dias 25 e 30 de agosto de 2014 na cidade de Lima, no Peru.
Diego classificou-se após ser campeão na categoria Shiai Kumitê Cadetes Masculino -70kg na seletiva nacional realizada pela Confederação Brasileira de Karatê – CBK em Guarulhos (SP), que contou com os melhores karatecas do Brasil das categorias infantil, cadetes, júnior e sub-21.
Diego, que treina karatê desde os 9 anos, mudou-se de Dracena/SP para a região no ano de 2012, seguindo os passos de seu tio, o professor de karatê Sensei Edson Resende que ministra aulas na região desde o início de 2011. E o esforço de Diego já trouxe ótimos resultados, como uma medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano em 2012, uma medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano neste ano de 2014, uma convocação para o Campeonato Mundial no ano de 2013, além de duas medalhas de ouro e uma medalha de prata no Campeonato Brasileiro.
"A performance de Diego nos últimos anos traz grande esperança de uma medalha nesse Campeonato Pan-Americano", comenta Sensei Edson.
O professor porém lamenta a dificuldade de se enviar um atleta do nível de Diego para competições internacionais. "Infelizmente no Brasil o esporte amador não recebe o incentivo financeiro necessário e, em casos como de Diego, o atleta deve ser responsável pelos gastos com passagens, traslados, hospedagens e alimentação, o que dificulta muito a participação em campeonatos internacionais.", observa o professor, lembrando o fato de Diego não ter conseguido participar do Campeonato Mundial na Espanha em 2013 por falta de recursos financeiros.  "Agora temos que correr atrás de recursos para poder confirmar a participação de Diego neste Campeonato Pan-Americano.", observa, fazendo um apelo ao poder público e a empresários da região que puderem colaborar.
Os resultados de Diego já chamaram atenção também em outros estados.  O técnico da Seleção Brasileira de Karatê Eurico Schopchaki, coordenador técnico da Federação Catarinense de Karatê, através de sua federação, irá disponibilizar uma bolsa no ano de 2015 para que Diego participe de competições oficiais representando o estado de Santa Catarina.  "O Diego continuará morando e estudando em Jales, treinando conosco, mas em competições oficiais representará o estado de Santa Catarina recebendo um salário para isso", complementa Sensei Edson.
O professor lembrou mais uma vez que a participação em competições é uma ótima forma de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos treinamentos e que o karatê está de braços abertos também àqueles que desejam apenas praticar um esporte para condicionamento físico, mental e espiritual, sem a participação em competições convidando os interessados a lhe procurarem para uma aula experimental.

Comentários