Comitiva Fé e Tradição percorrerá trecho com destino a Trindade (Go) para resgate das tradições tropeiras

Com saída marcada para a esta sexta-feira, 27 de junho, às 8h30, da Chácara Santa Morena, em Novo Horizonte, a romaria do projeto Estradas do meu sertão: Uma viagem de Novo Horizonte-SP a Trindade-GO fará o resgate da cultura do tropeirismo e das antigas comitivas boiadeiras que cortavam as estradas de terra conduzindo boiadas até chegarem ao seu destino.
Formada há mais de dez anos, a Comitiva Fé e Tradição sairá da cidade de Novo Horizonte ( SP) com doze muladeiros, acompanhados pela equipe de gravação que permanecerão em romaria durante vinte dias.

Como resultado do projeto, será produzido um vídeo-documentário com depoimentos de personagens folclóricos inseridos no trecho delimitado a ser registrado, iniciado no município de Novo Horizonte (SP) e finalizado no tradicional desfile de carros de boi da Festa do Divino Pai Eterno, que reune centenas de carreiros, em Trindade (Go). No trecho estão cidades como Novo Horizonte, Olímpia, Guapiaçu e Icem, passando pelos Estados de Minas Gerais e Goiás até a chegada em Trindade.

Nos mais de 780 km a serem percorridos pela tradicional Comitiva serão evidenciados vestígios da cultura tropeira que está fortemente ligada com a cidade de Trindade no estado de Goiás, presente não só nos municípios citados e sim em quase todo o estado de São Paulo.
De acordo com o coordenador do projeto, Evandro Jr. Ferreira, é a primeira vez que um grupo do interior paulista percorrerá esta distância com objetivo de resgatar as tradições que fazem parte da nossa cultura popular. "Nosso objetivo é retratar com verdade a vida histórica e cultural das pequenas comunidades que margeiam o caminho a ser percorrido.


Alguns intergrantes da Comitiva Fé e Tradição foram tropeiros nas décadas passadas, eles ajudarão a contar estas histórias com personagens e fatos reais. Todo este acervo ficará disponível como pesquisa para que as futuras gerações conheçam sua rica história", explica Evandro. Pesquisador da histórica estrada Boiadeira do Taboado há mais de dez anos, o votuporanguense Evandro Jr. já produziu e coordenou outros dois documentários, respectivamente "Velha Vereda do Sertão" e "O Rosário de Fogo da Boiadeira: Festa de Santa Cruz do Bairro do Carrilho".
Segundo o representante da comitiva, Gilmar Fiorin, o objetivo maior da vigem é mostrar as tradições do tropeirismo, mantendo-se fiel aos costumes, vestimentas, culinária, etc. "Ao longo do techo a Comitiva Fé e Tradição irá pernoitar em vinte propriedades rurais promovendo a interação da cultura tradicional com costumes atuais, retratando as transformações da cultura que vão acontecendo de geração em geração até os dias atuais", explica Gilmar.
Gilmar explica ainda que a Comitiva procura seguir ao máximo os costumes da época das verdadeiras comitivas. "Desde as vestimentas do muladeiros, arreios dos animais, o modo como se faziam as refeições, o pouso nas propriedades à beira da estrada, as melodias tocadas com berrantes, etc".

Poucos grupos ainda mantém suas comitivas ativas, percorrendo trechos de estradas, que durante séculos foram usadas para o transporte de gado, produtos, medicamentos, alimentos, roupas, etc. A Comitiva Fé e Tradição já foi de Novo Horizonte a Aparecida durante 11 anos e já percorreu a antiga estrada Boiadeira do Taboado durante 5 anos.
O projeto é uma realzação do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, através do Proac/ICMS Programa de Ação Cultural e patrocínio da Usina Colombo e Açucar Caravelas.

Comentários