CAP’s de Jales prepara equipe para iniciar atendimentos nos próximos dias


A Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria de Saúde, acerta os últimos detalhes para o início do atendimento na primeira unidade do CAPs – Centro de Apoio Psicossocial - do CGR – Colegiado de Gestão Regional em Saúde – que abrange 16 cidades.
 “Espera-se há mais de 15 anos por essa conquista e isso só foi possível devido o empenho da Secretaria de Saúde e o apoio total da prefeita Eunice Mistilides Silva-Nice que não mediu esforços para que o projeto saísse do papel e se tornasse uma realidade”, conta a chefe de gabinete da pasta, Celma Crepaldi.
 Com uma equipe de 13 pessoas, entre assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeira, técnico de enfermagem, artesã, e infra- estrutura, o centro terá capacidade de atender até 30 pacientes por dia dos municípios de Jales, Vitória Brasil, Pontalinda e Dolcinópolis.
 De acordo com a coordenadora do centro, Ana Alice Freitas de Castilho Andreo, o CAPs tem como objetivo oferecer tratamento para as pessoas portadoras de transtorno mental severo e trabalhar para inseri-lo na sociedade. “O CAPs possui uma política anti-manicomial que preconiza a redução do número de leitos psiquiátricos nos hospitais e a organização da rede de atendimento psicossocial”, explica. Ainda, segundo a coordenadora, essa rede irá cuidar do paciente desde a atenção básica até a sua reinserção social.
 O trabalho no CAPs é realizado através de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e no meio ambiente, além de estimular o auto cuidado. “O CAPs não irá trabalhar somente a doença e sim a saúde mental e o bem estar do paciente como um todo. Contamos com uma equipe multidisciplinar para trabalhar a pessoa em todos os aspectos deixando-as prontas para serem inseridas novamente na sociedade”, conta a secretária de saúde Nilva Gomes.
 Para receber atendimento, o paciente deve ter 18 anos e pode ser encaminhado por uma ESF –Estratégia de Saúde da Família – ou, simplesmente se dirigir até a unidade com seus documentos pessoais e acompanhado por um familiar ou responsável para que seja agendado o atendimento.
 “Após muitas lutas, conseguimos mais essa conquista para Jales e região. A saúde mental é uma área que estava esquecida em nossa cidade e esse primeiro centro vem suprir essa necessidade. Estou muito feliz em poder iniciar, nos próximos dias, o atendimento no CAPs”, disse a prefeita Nice.

Comentários