Sem registro de chuvas (10 mm) há quase um mês

Sem registro de chuvas (10 mm) há quase um mês na maioria das estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o caso que se agrava em Pereira Barreto, na região da Estação Bonança, às margens do Rio Tietê, onde já se somam 51 dias, as temperaturas voltam a subir depois da segunda-feira 28 de abril, quando marcaram-se as menores temperaturas do ano. Também na barranca do Rio Tietê e distante apenas 10 km, Sud Mennucci tem 30 sem chuvas. Já na barranca do Rio Grande em Paranapuã são 20 dias sem chuvas e em Populina 18 dias. Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira "esta dispersão entre as chuvas que ocorrem em uma mesma região exige cada vez um monitoramento climático mais denso, ou seja, há necessidade de maiores estações agrometeorológicas para uma avaliação mais precisa dos efeitos do tempo numa região. Atualmente a UNESP Ilha Solteira opera oito estações com atualizações a cada cinco minutos dos dados coletados e cobre todo o noroeste paulista que tem como limites os rios Tietê, Paraná e Grande".
As temperaturas variaram no mês de MAIO até o momento, desde 13,5°C, em Populina no dia 01, e em Paranapuã no dia 10, até 33°C em Ilha Solteira no dia 07. Durante os dias as temperaturas têm variado em média 15°C nas estações, registrando-se perto de 15°C cerca de 6 horas da manhã e média de 30°C à tarde, entre 14 e 15 horas.
A temperatura média na região caiu aproximadamente 4°C nos últimos dias, ficando a média ontem (11/05) próxima de 20°C nas 8 estações: A umidade relativa do ar (UR) no mês mantêm-se ao redor de 70%, o que é bom, considerando-se como adequado valores de UR superiores a 50%:
No caso da evapotranspiração, as médias ficaram próximas a 3,0 mm/dia, e a ETo acumulada variou de 26 mm em Itapura até 34,3 mm em Paranapuã:
Acompanhe diariamente as informações do clima na região no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira.
Resenhas climáticas são publicadas com periodicidade semanal no Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira a partir de http://irrigacao.blogspot.com.br

Comentários