Santa Casa promove ação no Dia Mundial de Higienização das Mãos


Entre as atividades, durante todo o dia, estiveram presentes alunos do curso técnico de enfermagem do Senac, para orientação
 “Se não atuarmos hoje não haverá cura amanhã!”. É esse o alerta que o Dia Mundial de Higienização das Mãos, lembrado em 5 de maio, traz para esse ano, ressaltando o quanto lavar as mãos de forma correta pode salvar vidas ao evitar a transmissão de doenças. A Santa Casa de Votuporanga participou da mobilização e promoveu na segunda-feira, ações em prol de conscientizar os pacientes e acompanhantes.
 “Lavar a mão de forma correta evita a transmissão de doenças, dessa forma, diminuindo as chances de uma infecção hospitalar. Precisamos conscientizar a população e a importância não é apenas no ambiente de uma unidade de saúde, mas em nossas casas, trabalhos, independente de onde estejamos”, destaca a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa, Milena Bassi Bolpato.
 Entre as ações, durante todo o dia, estiveram presentes alunos do curso técnico de enfermagem do Senac, que orientaram colaboradores e pacientes sobre como lavar as mãos, tanto com água, quanto com álcool em gel. Também foi feita a panfletagem com o passo a passo desses cuidados. “A participação dos alunos é muito importante, pois possibilita o contato direto com o paciente e a presença no ambiente hospitalar”, ressalta a docente do curso do Senac, Franciele Laurindo.
 Membros dos Palhaços de Plantão também se apresentaram nas recepções e setores administrativos.
 O Dia Mundial de Higienização das Mãos é proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, dentro do primeiro desafio global para a segurança do paciente o foco está direcionado para o destaque do papel da higiene das mãos no combate aos micro-organismos multirresistentes.
 AME
O Ambulatório Médico de Especialidades de Votuporanga também desenvolveu atividades no Dia Mundial de Higienização das Mãos. Colaboradores e pacientes contaram com a presença marcante do grupo Palhaços de Plantão, que apresentou canções sobre o tema e demonstrou a forma correta e a importância da lavagem das mãos.
 Os 5 momentos que você deve higienizar as mãos:
1º - Antes de contato com o paciente;
2º - Antes da realização de procedimento asséptico;
3º - Após risco de exposição a fluidos corporais;
4º - Após o contato com o paciente;
5º - Após contato com as áreas próximas ao paciente.

Comentários