PMA apreende pássaros e gaiolas na zona rural em Urânia

Nesta quinta-feira, 7 de maio, durante patrulhamento pelo município de Urânia-SP, mais precisamente pela Estância "Dois Irmãos", córrego rural da Porteira, a Polícia Militar Ambiental notou a existência de gaiolas e viveiros dependurados na área externa da residência. Após diligências pelo local, os policiais verificaram tratar de uma gaiola de arame e dois viveiros confeccionados com madeira e "tela" de arame, com quatorze pássaros da fauna silvestre da espécie "canário-da-terra" (Sicalis flaveola), além de uma pequena gaiola de madeira que acondicionava outra ave da mesma espécie, com um alçapão acoplado e armado, configurando a utilização desta ave como "chama", para a posterior captura de outra ave similar.
Todas as aves não possuíam anilhas de identificação.
A Polícia Ambiental conversou com um morador na propriedade, sendo informada que ele estava sozinho no momento, e ali residia com mais doze pessoas. Ele negou ser o proprietário das aves, alegando que o responsável estava ausente, não dando maiores detalhes.
A Polícia Civil de Urânia, através do escrivão Osmar Luiz Duarte, ouviu o envolvido e confeccionou o Termo de Declarações, tendo delegado de plantão Nilton Moreira Cangussu, ,concluído que a ocorrência fosse encaminhada, via ofício posteriormente, para adoção de providências penais pertinentes.
A equipe técnica do Instituo de Criminalística de Jales, foi solicitada ao 2º Pel PAmb, periciando as aves e os materiais apreendidos.
Os pássaros foram examinados pela médica veterinária Mônica Ioshimura Bérgamo, CRMV nº. 27600, que atestou o estado bravio e saudável das aves que, após, foram soltas em seu habitat.
As gaiolas apreendidas foram destruídas, segundo prevê o Artigo 25 da Lei Federal nº. 9605/98, pelo motivo de não possuirmos local adequado de armazenamento, e também a fim de evitar a proliferação de doenças motivadas pelo acúmulo de detritos e água parada.

Comentários