OAB SP E SEBRAE-SP LANÇAM PROGRAMA ADVOCACIA EMPREENDEDORA

O programa “Advocacia Empreendedora” foi lançado nesta terça-feira (20/05), por meio de um convênio firmado entre o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, e o Diretor-superintendente do Sebrae-SP Bruno Caetano. A parceria vai disponibilizar aos advogados ferramentas de gestão por meio de cursos à distância sobre temas ligados ao empreendedorismo e de uma Cartilha sobre como abrir e gerir um escritório de advocacia.
“Esse é um dia histórico pela união de duas instituições tão importantes e com relevante contribuição prestada à sociedade. Este convênio vai materializar uma grande parceria voltada à gestão de escritórios de advocacia. O curso de Direito forma o bacharel em Ciências Jurídicas e nos dá a base do conhecimento para o desenvolvimento de nossas profissões: Advocacia, Magistratura, Ministério Público, Delegado de polícia; mas não nos dá suporte para a gestão administrativa, como entender o fluxo de caixa, custos do escritório, de gerência de recursos humanos etc. Agora, essa ausência será suprida pelo convênio firmado com o Sebrae", explica Marcos da Costa.
Para o Diretor-superintendente do Sebrae-SP, ser empreendedor já constitui o maior sonho do brasileiro: “A gestão é ferramenta essencial para ter sucesso, independente da área de atuação. É mais sensível para o profissional liberal. No caso do advogado, ele é excelente profissional na área legal, mas na hora de fazer fluxo de caixa, gestão de pessoas, encontra dificuldades. Essas são ferramentas que o Sebrae quer oferecer aos advogados”.
O projeto piloto local do Programa da Advocacia Empreendedora foi implantado na Subsecção de Nossa Senhora do Ó há mais de um ano, com sucesso: “Foi um programa inovador, que teve participação de mais de 200 advogados. A ideia foi aproveitar o know-how do Sebrae na área do empreendedorismo para chegar aos advogados por meio de palestras. Entre os benefícios que trouxe, os advogados aprenderam como organizar o escritório, cresceram muito mais, saíram da informalidade, com a vantagem de poder emitir nota fiscal e até participar de licitação para prestar serviços jurídicos a entes públicos”, diz Rodolfo Ramer da Silva Aguiar, Presidente da Subsecção de Nossa Senhora do Ó.
Os cursos à distância terão duração de 3 horas, mas os advogados poderão assisti-los em períodos de tempo menores até sua conclusão. Tanto os cursos, quanto a Cartilha estarão disponibilizados nos sites da OAB-SP (www.oabsp.org.br) e Sebrae-SP (www.sebaresp.com.br), sendo que o acesso é gratuito, bastando ao advogado no ato de inscrição e download preencher breve cadastro para ter o acesso liberado. Ao longo do programa, o advogado contará com orientação e será certificado.




Conselho Seccional da OAB SP cria a Subsecção de Bertioga
O Conselho Seccional aprovou, por unanimidade, na última reunião de 19 de maio, a criação da 243ª Subsecção da OAB SP - Bertioga. “É com alegria que registro essa conquista da advocacia de Bertioga no dia do aniversário daquele município. Desde 2004, vem sendo criada pela OAB SP a infraestrutura para atender os advogados locais, que culminou com a inauguração da Casa da Advocacia e da Cidadania, em 2005, quando eu ainda era Tesoureiro da Seccional, na gestão D’Urso”, lembra o Presidente Marcos da Costa.
Para o advogado Sidmar Euzébio de Oliveira, autor da solicitação para a criação da Subsecção de Bertioga e coordenador da comissão de criação junto à Subsecção de Santos, a decisão do Conselho Seccional veio em boa hora, nem cedo, nem tarde. “Quero agradecer ao Presidente Marcos da Costa e ao Ex-presidente Luiz Flávio D’Urso pela conquista. Desde 1999 levamos essa luta. Os advogados de Bertioga não tinham qualquer abrigo até a criação do Fórum, quando passaram a ocupar uma pequena Sala do Advogado. Com a instalação da Casa da Advocacia, nossa realidade mudou, a assistência judiciária passou a operar de forma melhor e com a Subsecção, iremos avançar ainda mais”, afirmou Sidmar.
Segundo o Secretário-geral adjunto da Caasp e ex-presidente da Subseção de Santos, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, essa conquista se deve ao apoio maciço dos advogados de Bertioga e aos conselheiros de Santos. “Vários fatores contribuíram para essa criação: a cidade de Bertioga é distante de Santos, vem crescendo e está no momento de a Advocacia local ter sua própria administração e dar um passo maior para engrandecer a classe, já que reúne as condições necessárias, como ter mais de cem advogados”, disse Lyra, lembrando que a criação da nova Subsecção não onerará a Seccional, uma vez que a Casa já está operacional.
 O conselheiro Luis Fernando Afonso Rodrigues, relator do processo de criação da Subsecção, destacou também a feliz coincidência de datas: “No mesmo dia em que ocorria a sessão do Conselho Seccional para aprovação da Subsecção (19/05), Bertioga comemorava o aniversário de emancipação do município, o que dá ainda maior dimensão social a essa conquista da advocacia e da cidadania de Bertioga”.

Comentários