O perigo das lesões oculares relacionadas ao trabalho

É preciso pouco esforço para proteger os olhos dos perigos que podem comprometer a visão. Aconselhamos os trabalhadores e seus empregadores a não baixar a guarda quando se trata de usar a proteção adequada para os olhos
A cada ano, 300 mil americanos são atendidos em salas de emergência para tratar uma lesão ocular ocorrida no local de trabalho. Uma parcela significativa dessas lesões oculares ocorre em setores de manufatura, construção e mineração, indústrias que estão experimentando um crescimento do número de empregados recente.
A Academia Americana de Oftalmologia emitiu um alerta sobre o tema, lembrando empregadores e trabalhadores destas áreas sobre a importância de usar proteção para os olhos.
De acordo com o relatório de empregos, divulgado em fevereiro, os EUA criaram 48 mil postos de trabalho na construção civil, 21 mil empregos na indústria e 7.000 na mineração, em janeiro. Cerca de 40% das lesões oculares no local de trabalho acontecem nestes três setores, de acordo com o Bureau of Labor Statistics.
"No total, todas as lesões oculares no local de trabalho têm um custo estimado de 300 milhões dólares por ano em perda de produtividade, tratamento médico e compensação da ausência do trabalhador. As lesões oculares decorrentes de acidentes de trabalho variam de traumas simples a graves, que podem causar danos permanentes. 90% das lesões oculares no local de trabalho são evitáveis com a proteção adequada para os olhos", afirma o oftalmologista Virgílio Centurion– CRM-SP 13.454, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, acontecem no Brasil, cerca de 150 mil destes acidentes oculares por ano. As causas dos acidentes de trabalho oculares podem ser:
1) físicas, responsáveis por 10% dos acidentes; 2) falta de supervisão, responsável por 88% dos acidentes.
Entre as causas físicas, o CBO destaca a falta de proteção eûciente (como os óculos de proteção com lentes de segurança), trajes inadequados, má iluminação e ventilação do ambiente de trabalho e a má disposição ou a manutenção inadequada dos equipamentos.
A Academia Americana de Oftalmologia oferece as seguintes dicas para evitar lesões oculares no trabalho:
· Usar óculos de proteção sempre que há uma chance de lesões oculares, tais como detritos em qualquer lugar, que podem estar voando, queda de objetos, produtos químicos e com luz e calor intensos. "Isto é particularmente verdadeiro para os trabalhadores envolvidos na soldadura. Entre soldadores, seus assistentes e trabalhadores das proximidades, queimaduras de radiação UV (em flash do soldador) rotineiramente danificam os olhos dos trabalhadores e o tecido circundante dos olhos", afirma a oftalmologista Sandra Alice Falvo – CRM-SP 59.156, que também integra o corpo clínico do IMO.
"Se você estiver trabalhando em uma área que tem partículas no ar, objetos voadores ou poeira, você deve, pelo menos, usar óculos de segurança com proteção lateral. Se você estiver trabalhando com produtos químicos, você deve usar óculos de proteção. Se você estiver trabalhando próximo à radiação perigosa (solda, lasers ou fibra óptica) é necessário utilizar óculos de segurança para fins especiais, viseiras ou capacetes projetados para essas tarefas", recomenda a médica.
No caso de uma lesão no olho, siga as recomendações da entidade, observando os cuidados e tratamento para aprender os prós e os contras de primeiros socorros às lesões nos olhos:
Se o seu olho foi cortado ou furado
:
Não
: Remova o objeto preso no olho, lave com água, friccione ou aplique pressão no olho.
Sim
: Delicadamente, coloque um escudo sobre o olho. O fundo de um copo de papel colado ao redor do olho pode servir como um escudo até conseguir atendimento médico. Depois de proteger o olho, consulte um oftalmologista imediatamente.
Em caso de queimadura química no olho: Lave imediatamente o olho com água limpa em abundância e procure atendimento oftalmológico de emergência imediatamente.
Para tratar um golpe no olho
:
Não
: Aplique qualquer pressão.
Sim
: Aplique suavemente uma pequena compressa fria para reduzir a dor e o inchaço. Se o olho estiver roxo, dolorido ou algum distúrbio visual ocorrer mesmo depois de um golpe de luz, contate imediatamente um oftalmologista. Lembre-se que mesmo um golpe de luz pode causar uma lesão ocular significativa.
Para retirar a areia ou pequenos detritos nos olhos
:
Não
: Esfregue os olhos.Sim: Use colírio para lavar o olho. Se os detritos não saírem, faça um curativo leve no olho e procure um oftalmologista.

Comentários