Equipe 2 do Rally da Pecuária dá a largada em São José Rio Preto

A Equipe 2 da expedição irá a campo com o objetivo de mapear e fotografar pastagens para obter informações como homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização dessas pastagens obtido em entrevistas com pecuaristas.
No total, a Equipe 2 percorrerá 45 municípios em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Ao deixar São José do Rio Preto nesta 3ª feira, pela manhã, os técnicos seguirão para Guapiaçu, Barretos, Guaíra e Miguelópolis, no interior de São Paulo, e Conceição das Alagoas e Uberaba, em Minas Gerais.
Em Uberaba, os técnicos visitarão a Expozebu 2014, onde o coordenador da expedição, Maurício Palma Nogueira, realizará uma palestra às 15h na Expozebu Dinâmica (auditório) com o tema "Perspectivas para o Mercado Pecuário" para pecuaristas e profissionais do setor. Na palestra, Nogueira falará sobre perspectivas de curto e longo prazos e importância da aplicação de tecnologia (intensificação das pastagens, estratégias nutricionais, reprodução e sanidade, confinamento, integração lavoura e pecuária, profissionalização e mercado futuro). As caminhonetes utilizadas pela expedição ficarão expostas na Expozebu na 4ª feira, dia 7, ao longo do dia.
Na 5ª feira, pela manhã, os técnicos deixarão Uberaba para seguir até Goiânia, passando por outras 9 cidades: Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Araporã (em Minas Gerais), Itumbiara, Goiatuba, Morrinhos, Piracanjuba e Aparecida de Goiânia (em Goiás). Em Goiânia haverá palestra do coordenador da expedição na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), às 19 horas (veja detalhes abaixo).
Na 6ª feira, dia 9, os técnicos seguirão até Nova Crixás, percorrendo propriedades em dez municípios. Em seguida, no sábado, a Equipe 2 se dirigirá ao Tocantins, chegando à noite em Gurupi e, no domingo, finalizam essa etapa em Palmas. No Tocantins, a Equipe 2 percorrerá propriedades de pecuária em 10 municípios.
As cinco equipes do Rally da Pecuária visitarão propriedades também no Pará, Mato Grosso e Rondônia. Os técnicos já percorreram áreas no Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Os estados visitados respondem por mais 75% do rebanho bovino nacional e 85% da produção de carne. Serão 164 municípios percorridos em cerca de 40 mil quilômetros até 28 de maio, com o objetivo de realizar um levantamento completo, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento das fazendas de pecuária.
Durante o Rally, haverá 12 eventos técnicos gratuitos para pecuaristas e profissionais do setor ministradas pelo coordenador da expedição, Maurício Palma Nogueira.
Em encontros agendados com cerca de 120 pecuaristas, técnicos do Rally conduzirão entrevistas qualitativas e quantitativas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais. "Queremos estreitar o relacionamento com produtores, difundir conhecimentos e tecnologias que melhorem o resultado do pecuarista e contribuam para a melhoria da base estatística disponível", explica André Pessôa, sócio diretor da Agroconsult.
O Rally também avaliará o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) no campo com uma equipe dedicada a visitar pecuaristas usuários da linha de crédito ABC.
Realizada pela Agroconsult, a expedição é patrocinada por Dow AgroSciences e Caixa Econômica Federal, com apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e apoio da FIESP, Mitsubishi, BM&F/Bovespa, BeefPoint, Agrosatélite e Agroipes, além do apoio regional da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura e da Assocon (Associação Nacional dos Confinadores), em Goiás. O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site
www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial

Comentários