Barriga Verde

*Flávio Carvalho

"Se há porém apelido que tanto honre pelo de glorioso que encerra e com o qual muito se desvanecem os filhos de Santa Catarina, é sem dúvida alguma o de Barriga-Verde."

Almirante Henrique Boiteux

Barriga-verde é um gentílico utilizado para designar os nascidos no estado brasileiro de Santa Catarina. Esta alcunha é motivo de orgulho para os habitantes, culminando na nomeação da sede do governo de Palácio Barriga Verde, além do monumento em homenagem aos Voluntários da Pátria, heróis barriga-verde na Guerra do Paraguai.
"Assim foram alcunhados os legionários catarinenses, que, com uma faixa verde à cinta, à guisa de distintivo, marcharam para a Cisplatina com o mesmo denodo com que mais tarde seguiram para o Paraguai os seus descendentes."
 Padre Carlos Teschauer.
Os soldados catarinenses que usavam essa faixa destacaram-se na guerra contra o ditador Artigas do Uruguai, por sua valentia e pela destreza no domínio das armas. Formaram um lendário agrupamento e a expressão passou a identificar o gentílico nascido no Estado de Santa Catarina.
Conhecemos tão pouco a nossa história. Não sabemos nada sobre este imenso e maravilhoso país chamado Brasil.
Aqui em Santa Catarina, estou aprendendo muito sobre as tradições, a cultura, a beleza deste Estado e de seu povo especial.
Santa Catarina é um Estado muito especial mesmo. Sua gente é de uma beleza ímpar, tanto fisicamente quanto espiritualmente. O catarinense está sempre com um sorriso estampado no rosto, parece que são mais felizes mesmo.
O catarinense valoriza muito sua família. Falam com enorme carinho de seus pais, especialmente da mãe. Cultivam as tradições de seus antepassados, a maioria de italianos e alemães. Através de antigos costumes e tradições festejam a vida e preservam na memória hábitos simples, que muitos foram esquecidos em outros lugares.
Santa Catarina é um orgulho para o nosso Brasil, e precisa ser mais conhecido pelos brasileiros. Precisamos ser contagiados pela alegria e simpatia desta gente especial. Por isso estarei trazendo para vocês mais informações sobre este Estado e sua gente maravilhosa.
Somos todos brasileiros, e temos que nos unir mais, aprender mais uns com os outros, conhecer mais nossa essência, conhecer mais nossa história, e nossas estórias.
Santa Catarina tem muito a nos oferecer, e tem muito a que se orgulhar, e dentre as coisas que este Estado oferece, e se orgulha por isso, se encontra a UNIBAVE, Centro Universitário Barriga Verde, localizado na linda cidade de Orleans, e com Campus em outras cidades menores.
A UNIBAVE é uma Instituição de Ensino Superior Comunitária – Filantrópica, fundada em 1974, muita tradição e história. Possui diversos cursos de graduação, pós-graduação e extensão e qualificação profissional. Presta diversos e importantes serviços à comunidade. Realiza trabalhos sócias que beneficiam toda a comunidade da região. Possui cursos de músicas, o qual vou participar, cursos de danças, etc. A UNIBAVE tem um museu ao ar livre, que conta a história da colonização de Orleans. Mas o mais importante de tudo, é a qualidade do ensino e do seu corpo docente, do qual me orgulho de estar fazendo parte, que está sempre preocupado, não somente em oferecer um ensino de excelência, mas se preocupa também em promover uma melhor qualidade de vida aos habitantes de toda a região, através de cursos, palestras e excelentes serviços sociais.
Estarei fazendo matérias e trazendo maiores informações sobre Santa Catarina e a UNIBAVE no futuro, com o intuito de demonstrar que neste pais existem muitas coisas boas e com qualidade sendo realizadas, e falar de coisas boas e edificantes, é muito importante na atual fase de extremo pessimismo em que nos encontramos. *Flávio Rodrigo Masson Carvalho
equilibriumtc@hotmail.com

Comentários