Alunos do Anglo participam da MoBFog





Os alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio XV de Abril-Anglo Jales, participaram do evento, que avalia a capacidade dos estudantes em construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa PET, experimento que integra as atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Os foguetes devem ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe. Após 16 de maio, quando ocorre a prova da OBA, a escola deve informar a relação dos participantes e os alcances obtidos por seus foguetes. No caso do foguete construído pelo aluno João Antônio, foi atingido 59,40 metros de distância.
No final, todos, incluindo o professor Isac Gimenez, a professora Maria dos Santos Magalhães, a diretora Élida Maria Barison da Silva, receberão um certificado e os estudantes que alcançarem os melhores resultados ganharão medalhas.
Os alunos do 7º ano do ensino fundamental construíram os foguetes com garrafas PET e usaram ar comprimido para lançá-los. O lançamento aconteceu no dia 9 de maio, na Estância da Alegria, em Urânia, propriedade do aluno que confeccionou o foguete.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores e pais de alunos.
O que é a MOBFOG?
– A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA.Envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem duas fases e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo 5 alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. (por Daniel Zilio).

Comentários